Sebrae atendeu quase 300 mil MEIs durante a pandemia

De lucianpichetti | 24 de junho de 2020 | 10:50
Foto: Pexels

Há um mês, o Sebrae lançou a campanha “MEI. Reinvente. Repense. Recrie” para ajudar os microempreendedores individuais a encontrarem as melhores alternativas para empreender ou superar a crise do coronavírus. O site especial, com conteúdos para os diversos desafios enfrentados pelo MEI nesse momento, já conta com quase 300 mil visualizações e mais de 196 mil usuários de todo o país.

O ambiente online criado pelo Sebrae oferta conteúdos para a categoria inovar e continuar em operação por meio de mudanças estratégicas e planejadas, além de auxiliar aqueles que buscam se formalizar. Nele é possível acessar diferentes conteúdos EAD do portal, que incluem cursos online, lives, palestras, oficinas, textos, cartilhas, e-books, abrangendo temas específicos sobre finanças, marketing, vendas, inovação, legislação, empréstimos e planejamento estratégico. No portal, os empreendedores também podem realizar um atendimento online e consultorias especializadas.

“O MEI é uma das principais oportunidades de geração de renda e de empregos para o nosso país e está entre as categorias mais afetadas pela crise. Por isso, precisamos ajudá-los  nos novos desafios exigidos pelo mercado”, afirma a coordenadora estadual de MEI do Sebrae/PR, Carla Selva.

No Paraná, 11.571 usuários acessaram o portal e realizaram 16.938 visualizações, cerca de 5,8% do total. O Estado possui mais de 600 mil microempreendedores individuais.

Entre os empreendedores que procuraram a ajuda do Sebrae nesse período está João Nogari, que atua na área de design digital em Curitiba e se formalizou no mês de maio. Com a suspensão de suas aulas na faculdade, ele decidiu se formalizar por enxergar uma demanda em serviços de design, uma vez que muitas empresas passaram a aumentar suas presenças no meio digital. Desde então, João conquistou três clientes, além de realizar serviços avulsos.

Segundo ele, os conteúdos e capacitações oferecidos pelo Sebrae têm sido muito importantes para os microempreendedores neste momento.

“Acredito que este seja o tempo de se capacitar para atuar com ainda mais qualidade. Tenho consumido diversos materiais, assistido a palestras online e participado de cursos, especialmente para a montagem de um plano de negócios. Quanto mais você adquire conhecimento, mais cria, e desta forma, você se diferencia no mercado”, afirma.

Impacto da pandemia

Os MEI estiveram entre as categorias mais afetadas pela crise e muitos precisaram paralisar temporariamente suas atividades. De acordo com pesquisa do Sebrae, 58% tiveram que suspender suas vendas durante a pandemia e 31% mudaram a forma de funcionamento. O Brasil possui mais de 10 milhões de microempreendedores individuais.

Colaboração Sebrae