Secretaria de Saúde monitora seis casos suspeitos de coronavírus no Paraná

De Scheila Pessoa | 28 de fevereiro de 2020 | 13:14
(Foto: Warley de Andrade/TV Brasil)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) está monitorando seis casos suspeitos de coronavírus no Paraná. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (28). A Sesa acompanha três casos em Curitiba, um em Campo Largo, um em São José dos Pinhais e um em Ponta Grossa.

Existe, no entanto, uma divergência entre a Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde (MS), que divulgou em coletiva realizada na tarde de quinta-feira (27), a informação que o Paraná possui cinco casos suspeitos e não seis, como contabiliza a Sesa. O caso de Campo Largo foi excluído da lista de suspeitos pelo Ministério, mas a Sesa discutirá os motivos que levaram a exclusão do caso, visto que a pessoa apresenta sintomas que se encaixam na definição de suspeito.

Os suspeitos de Curitiba são dois homens de 30 e 25 anos, que passaram pela Itália e Indonésia, respectivamente, e uma mulher de 25 anos que esteve na Itália. Todos estão em isolamento domiciliar.

Em São José dos Pinhais, uma mulher de 27 anos está internada. E em Ponta Grossa, uma mulher de 29 anos está em isolamento domiciliar.

O caso de Campo Largo, excluso da lista de suspeitos do MS, trata-se de uma senhora de 66 anos que passou pela Itália. A paciente está internada e a Sesa monitora o caso caracterizado suspeito pelo Estado.

A Sesa informa que segue monitorando e orientando as unidades e secretarias municipais sobre os protocolos de atendimento e notificações de suspeitos, visando a atualização e tratamento imediatos da doença no Paraná.

Cuidados

A médica Acácia Nasr, da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica falou sobre medidas preventivas em uma webconferência feita no site da Sesa, no fim da manhã desta sexta-feira (28). “O Brasil está atento desde o início e alinhado com a Organização Mundial de Saúde (OMS) com insumos, profissionais capacitados e hospitais preparados”, reiterou Nasr.

Entre as medidas preventivas estão as já recomendadas para a transmissão da gripe, como evitar ambientes fechados, levar as mãos com água e sabão e cuidados ao espirrar ou tossir. Além disso, no caso do coronavírus, a orientação é para não compartilhar garrafas d´água, talheres e cuia de chimarrão.

Sintomas

Os sintomas do novo coronavírus são febre associada a dificuldade para respirar, fadiga muscular, tosse, dor de cabeça e mal-estar. Os sintomas são parecidos com os da gripe. A Sesa alerta que o infectado pode passar o vírus para mais duas pessoas. A letalidade não é alta, fica entre 2 a 3%, porém, o vírus é muito mais transmissivo.

No site da Secretaria de Saúde há muitas informações sobe o coronavírus.

Colaboração Sesa