Semana teve entrega de novos leitos e leis de proteção à saúde

De lucianpichetti | 30 de maio de 2020 | 20:31
Foto: Pixabay

Cinquenta novos leitos em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, e 30 em Laranjeiras do Sul, no Oeste, foram inaugurados nesta semana e reforçaram o quadro geral de atendimento exclusivo contra a Covid-19 na rede pública estadual. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, são 1.781 leitos de enfermaria e UTI (adultos e pediátricos) disponibilizados para atender os casos mais graves no Paraná. Do total, 30% estão ocupados.

A semana também foi marcada por atos importantes na esfera legal. O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a lei que obriga laboratórios e farmácias de todo o Estado a comunicarem em tempo real os resultados de exames para Covid-19 e assinou um decreto regulamentando a fiscalização sobre o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos. A Saúde ainda autorizou o retorno dos treinos de futebol.

O Governo do Estado manteve a estruturação de políticas para minimizar os impactos da pandemia em outras áreas. Na Educação foram instituídas mudanças para facilitar o controle de acesso ao Aula Paraná; na Ação Social, famílias de comunidades tradicionais receberam donativos no Interior; e na seara econômica foram implementadas mudanças no acesso a crédito e na tributação das empresas.

A semana foi marcada por investimentos importantes para o Estado. No setor privado, uma indústria de alimentos para cães e gatos vai abrir uma planta de R$ 14,6 milhões em Mandirituba, na RMC, e a concessionária responsável pela BR-369 confirmou a construção do Contorno Norte de Arapongas (Norte). No setor público foram liberados recursos para a reurbanização da Avenida Brasil em Cascavel (Oeste) e obras viárias em São José dos Pinhais (RMC), previstas para a Copa de 2014.

O governador Ratinho Junior ainda sancionou a lei que moderniza a gestão de cargos nas universidades públicas e assinou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para garantir paridade e integralidade na aposentadoria aos servidores das forças de segurança pública.

AÇÕES DA SAÚDE

Hospital Regional

Foi entregue nesta semana o Hospital Regional de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. Ele é uma das três estruturas do Interior que tiveram conclusão acelerada para reforçar o enfrentamento à pandemia. Serão 50 novos leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 de enfermaria. Até o final da pandemia, o atendimento será exclusivo para pacientes da Covid-19. A estrutura atenderá, além de Telêmaco Borba, pacientes de Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania.

Laranjeiras do Sul

Trinta novos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde no Instituto São José, em Laranjeiras do Sul. São 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 de enfermaria. A região Oeste, onde eles estão inseridos, conta hoje com 71 leitos de UTI exclusivos para tratamento da doença.

Máscaras

A fiscalização sobre o uso obrigatório de máscaras em espaços de uso público ou coletivo será realizada pelas vigilâncias sanitárias do Estado e dos municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, e começou na terça-feira (26). O decreto estabelece que a abordagem inicial para pessoas flagradas sem o equipamento de proteção deverá ser na forma de advertência verbal para instruir sobre a necessidade de adoção de medidas preventivas contra a Covid-19. Essa primeira fase, exclusivamente orientativa, deve ser utilizada para organizar a forma de fiscalização mais punitiva.

Doações

O Governo do Paraná recebeu 400 mil máscaras cirúrgicas da empresa Softys, do Grupo CMPC, que recentemente adquiriu a Sepac do Paraná, maior produtora de itens de higiene do Brasil. Já o Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), em Curitiba, recebeu uma doação de 24 mil garrafas de água (12 mil litros) da Coca-Cola FEMSA Brasil. Cerca de 2 mil profissionais de saúde serão beneficiados nas unidades próprias que fazem parte do CHT: o Hospital do Trabalhador, o Centro Hospitalar de Reabilitação e o Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz.

Esportes

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou a liberação para a volta dos treinamentos físicos presenciais dos clubes de futebol profissional do Paraná com calendário esportivo completo. A exigência é que sejam seguidos todos os protocolos de segurança, higiene e distanciamento social para evitar a proliferação do coronavírus no Estado.

Nova lei

O Paraná ganhou mais uma arma no enfrentamento à circulação do novo coronavírus. O governador Ratinho Junior sancionou a lei que obriga laboratórios e farmácias de todo o Estado a comunicarem em tempo real os resultados de exames para Covid-19. A medida vale também para outras doenças, como dengue, febre amarela, hepatites virais, tuberculose, varicela, cólera e HIV, seguindo uma lista nacional elaborada pelo Ministério da Saúde.

Alerta para fumantes

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu um alerta aos fumantes sobre o risco de contrair infecção pelo novo coronavírus. A nota técnica foi divulgada às vésperas do Dia Mundial sem Tabaco, instituído como 31 de maio. O tabagismo é fator que contribui para evolução de quadros mais graves e óbitos pela doença. O Paraná foi o primeiro Estado a inserir o tabagismo na notificação de casos suspeitos de Covid-19 como condição de risco para as complicações pela doença.

Colaboração AEN