Sesa faz alerta para vacinação contra a Febre Amarela durante o verão

De | 23 de dezembro de 2019 | 12:39
(Foto: Divulgação)

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) fez um alerta para vacinação contra febre amarela no período de férias. De acordo com a Sesa, o período que vai de dezembro a maio é, historicamente, a época em que existe maior probabilidade de contrair a doença.

A orientação é que as pessoas se vacinem contra a doença em qualquer unidade de saúde nos municípios.  “Com uma única dose é possível estar imunizado contra esta doença, que no ano de 2019 provocou uma morte no Paraná, no dia 6 de março, em Morretes, e outras 13 no Brasil. Como iniciamos o período de férias e viagens, com deslocamentos de muitas pessoas para regiões de matas, que são habitat do mosquito transmissor da febre amarela, a vacina é a forma mais segura de proteção”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Casos

A Sesa monitora, notifica e investiga constantemente as ocorrências da doença em humanos e também em macacos.

De acordo com a Vigilância Ambiental, foram contabilizados 16 casos de primatas mortos com o vírus da febre amarela. Além de quatro animais mortos recentemente em Ponta Grossa, outras 11 foram registrados em Castro e uma em Piraí do Sul. “Os casos de mortes de macacos sinalizam a presença do vírus da doença na região e alertam para a necessidade de se tomar a vacina contra a doença”, reforça a coordenadora do setor, Ivana Belmonte.

As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do Estado.

Colaboração Sesa