Sexta-feira tem live de Fandango Caiçara

De lucianpichetti | 23 de abril de 2020 | 15:55
Foto: Divulgação Iphan

Depois do recolhimento da quaresma, é tradição para os católicos que, no Sábado de Aleluia, grupos realizem bailes de Fandango Caiçara. Mas este ano a quarentena do novo coronavírus impediu a realização presencial das festas. Assim, três integrantes do grupo Fandanguará, do município de Guaraqueçaba (PR), convocaram os dançantes de dentro de suas próprias casas, promovendo o baile por meio de uma live nas redes sociais.

É essa experiência que o grupo apresentará nesta sexta-feira, 24 de abril, durante a ação Patrimônio Cultural #Emcasa, um bate-papo musical por meio das redes sociais, realizado em parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e detentores da cultura popular do Brasil.

Fandanguará

O grupo foi criado em 2004, com o objetivo de reunir jovens em torno da música e da dança do Fandango Caiçara. Desde então, o Fandanguará participa de festas, festivais, palestras e oficinas no município de Guaraqueçaba, mas também em todo o território caiçara, nos estados de São Paulo e Paraná, chegando até Paraty (RJ).

Tradicionalmente, durante a quaresma, não se toca o Fandango. As cordas de violas e rabecas são afrouxadas e até mesmo retiradas dos instrumentos, que são postos de boca para a parede. Apenas no Sábado de Aleluia é que os grupos tornam a afinar as cordas para conduzir os bailes. Este ano, porém, o fim da quaresma se deparou com a quarentena do coronavírus. E a solução foi a live de integrantes do grupo Fandanguará nas redes sociais.

Patrimônio Cultural #Emcasa

A experiência do grupo será relatada na quarta edição da ação Patrimônio Cultural #Emcasa. A proposta é que toda semana um pouco da história de um bem cultural seja contada por um detentor que, a cada narrativa, vai cantar ou tocar a música que é característica daquela manifestação. Esse conteúdo é compartilhado nos canais do iphan – e as lives poderão ser acessadas em celulares, tablets e computadores.

De casa, os mestres participantes ainda enviam uma importante mensagem a outros mestres: cumprir o isolamento social, uma vez que boa parte dos detentores faz parte dos grupos de risco para o novo coronavírus.

Fandango Caiçara

Registrado como Patrimônio Cultural do Brasil em 2012, o Fandango Caiçara é uma manifestação musical, coreográfica, poética e festiva, que ocorre na faixa litorânea que vai do sul do estado de São Paulo ao norte do Paraná.

O universo do Fandango Caiçara é composto por um amplo leque de significados, indo desde práticas de trabalho, divertimento, religiosidade, música e dança a prestígios, rivalidades, saberes e fazeres. Com diferenças que se definem pelos instrumentos utilizados, pela estrutura musical, versos e toques, o Fandango Caiçara se classifica em batido e bailado (ou valsado).

Serviço
Patrimônio Cultural #Emcasa
Data: 24 de abril de 2020, às 18h
Local: na sua casa
Para assistir, basta acessar as redes sociais do Iphan:
www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphan.gov.br

Colaboração Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional