Sisbravet: Adapar realiza treinamento para uso do sistema

De Redação | 6 de dezembro de 2019 | 14:34
Imagem: Adapar

A Adapar realizou nos dias 03 e 04 de dezembro, capacitação para 22 veterinários Fiscais de Defesa Agropecuária, para uso do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinárias – Sisbravet. Os fiscais irão repassar o conhecimento aos demais colegas das respectivas Unidades Regionais da Adapar. O curso foi realizado nas dependências da Emater, em Curitiba.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, deve implementar o Sisbravet no início de 2020. O sistema permitirá o registro das notificações e ocorrências sanitárias de forma eletrônica, agilizando assim, os atendimentos pelo Serviço Veterinário Oficial.

Todos os serviços de defesa sanitária animal, por meio dos pontos focais de epidemiologia, receberam capacitação quanto às funcionalidades do sistema e estão repassando este conhecimento às Unidades Veterinárias Locais de seus estados.

Segundo Danielle Valadão, da equipe de epidemiologia da Adapar e palestrante do curso, o sistema é inovador e muda completamente a forma de registro da vigilância passiva das doenças de interesse da defesa sanitária animal. “O treinamento prático é fundamental, para padronização desta nova forma de registrar as ocorrências e ações do serviço veterinário oficial”, reitera Danielle.

O curso foi essencialmente prático, com simulações de atendimentos no ambiente de homologação do sistema, disponibilizado pelo Mapa. A equipe de epidemiologia da Adapar, composta pelas fiscais médicas veterinárias Cristina Arrua, Danielle Valadão e Marta Freitas, se colocou à disposição para auxiliar no processo de implantação do sistema.

Fonte: Adapar