Sistema do TSE falha e atrasa resultado das Eleições

De lucianpichetti | 15 de novembro de 2020 | 19:42
Foto: Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) havia estimado que o resultado da apuração dos votos em Curitiba sairía até às 18h30 deste domingo, primeiro turno das eleições municipais. Porém, ninguém contava com uma falha no sistema de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Às 19h40 a capital paranaense estava com apenas 26,76% das urnas apuradas.

Mudança na apuração

O atraso ocorre em todo o país, resultado da mudança no sistema de totalização dos votos. Nas eleições anteriores, a apuração era feita pelos Tribunais Regionais Eleitorais e enviada ao Tribunal Superior Eleitoral. Neste ano, com a justificativa de economia, o TSE centralizou a contagem de todo o país.

O que diz o TSE

Em nota, o TSE informou que os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

O texto diz que o problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação. Ainda de acordo com o Tribunal, o atraso na divulgação dos resultados não tem nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.