Site da Segurança Pública passa a mostrar números de feminicídios

De lucianpichetti | 29 de maio de 2020 | 15:59
Foto: Pexels

O número de vítimas de feminicídios no Paraná passou a ser divulgado nesta quinta-feira (28) no site da Secretaria da Segurança Pública (SESP), no Relatório de Crimes Relativos à Mortes. A informação, que antes era divulgada junto com os dados de homicídios, agora tem uma coluna específica.

No relatório é possível ter acesso ao número de vítimas de feminicídio em cada um dos 399 municípios paranaenses e nos 75 bairros de Curitiba, além de saber em qual mês do ano foi a ocorrência. A natureza criminal, apesar de ter uma coluna específica, também está na contagem de número de homicídios dolosos.

Segundo a SESP, o anexamento de uma coluna específica tem a intenção de trazer informações mais concretas sobre o número de vítimas no Paraná.

Feminicídio no Paraná

Durante o primeiro trimestre deste ano foram registrados 23 feminicídios em todo o estado, uma ocorrência a mais que o mesmo período do ano anterior. A informação foi divulgada no Relatório de Crimes Relativos à Mortes e apontou um aumento de 4,5% nos registros.

Ainda de acordo com a SESP, o crescimento se deve ao preenchimento dos dados, já que antes as informações eram divulgadas junto aos crimes de homicídio. Além disso, o órgão lembra que parte dos crimes de feminicídio podem surgir como uma consequência da violência doméstica e afirma que devido a este fato é necessário que as mulheres denunciem os casos às forças policiais para evitar reincidências ou crimes mais graves como o próprio feminicídio.

O canal oficial de denúncias da Secretaria é o Disque Denúncia 181 e a informação pode ser repassada de forma totalmente anônima. Se a situação for emergencial, o canal é o 190 da Polícia Militar, a qual vai enviar uma viatura ao local.

Colaboração SESP