Sociedade de Infectologia aprova bandeira laranja na capital

De lucianpichetti | 15 de junho de 2020 | 16:36
Foto: Pexels

O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns, avalia como correta  a decisão da Prefeitura de Curitiba de elevar o nível de alerta da pandemia da covid-19 e restringir, a partir de segunda-feira (15), atividades na capital por conta da expansão da transmissão do novo coronavírus na cidade, do aumento de atendimentos na rede de saúde e de casos da doença.

“Quase com certeza, vamos enfrentar a pior semana da epidemia da covid até agora em Curitiba e no Paraná. Vários internamentos nas últimas 24 horas “, alerta ele.

Firme defensor do distanciamento e isolamento social como medida para evitar um colapso do sistema de saúde em meio à pandemia, Arns aprovou a criação do sistema de monitoramento por bandeiras de Curitiba, que baliza a responsabilidade sanitária na cidade durante a pandemia e elevou o nível de alerta contra o coronavírus em Curitiba. A bandeira sinalizadora da situação da capital passou, no último sábado (13), de amarelo (nível 1, alerta) para laranja (nível 2, de alerta médio).

“O monitoramento por bandeiras permite ao município oferecer um retrato da situação da pandemia para que a população veja de forma clara em que nível cidade se encontra”, observa o infectologista. 

O sistema conta com um painel com três níveis de cores: amarelo (alerta), laranja (risco de alerta médio) e vermelho (risco alto). Esse monitoramento é diário e feito com base em dois critérios: propagação da doença e capacidade de atendimento do serviço de saúde. 

Atividades suspensas

Com a adoção da bandeira laranja, a partir desta segunda, ficam suspensas as seguintes atividades: academias de práticas esportivas, igrejas e templos religiosos, praças e parques públicos, atividades de entretenimentos com ou sem música (festas, teatros, circo e atividades correlatas), bares e atividades correlatas e clubes sociais e esportivos. Além disso, outras atividades devem funcionar com restrição de horário.

CRM

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) emitiu um alerta, neste domingo (14), informando que nos próximos dias o estado enfrentará o momento mais crítico da pandemia. No comunicado, a entidade reforça a orientação de manter o distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos. 

O CRM também pede, em comunicado, que todos os profissionais e a população sigam as orientações das autoridades sanitárias municipais e estaduais. 

Colaboração Prefeitura de Curitiba