Suspeitos de integrar máfia italiana são presos

De Redação | 8 de julho de 2019 | 00:00

Dois homens, suspeitos de integrar a máfia italiana na América do Sul foram presos na manhã desta segunda-feira (8) em São Paulo, durante a Operação “Barão Invisível”, da Polícia Federal. A ação aconteceu em cumprimento a dois mandados de prisão para fins de extradição. O grupo era conhecido como “Ndrangheta”.

De acordo com a Polícia Federal, o grupo mafioso tinha base na região da Calábria, no sul da Itália, e controlava 40% dos envios globais de cocaína, sendo o principal esquema criminoso importador para a Europa.

Um dos homens presos já tinha condenação por tráfico e associação para tráfico de drogas na Itália, com pena fixada em 14 anos de prisão. O outro homem era filho do suspeito e morava em uma área composta por três apartamentos, na cobertura de um prédio de alto padrão no litoral paulista.

Os dois estavam foragidos desde 2014 e, a princípio, teriam passado por Portugal e Argentina usando nomes falsos. Com eles, foram encontradas duas pistolas, dinheiro e veículos.

A cobertura onde foram presos possuía sofisticado sistema de vigilância, com câmera dome 360 na área externa, o que possibilitava identificar todos as pessoas que acessavam o prédio.

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, a pedido da Representação da Polícia Federal junto à Interpol, em cooperação à Polícia Italiana.

Colaboração e foto Polícia Federal