Suspeitos de roubarem cargas são presos pela Polícia Militar

De Redação | 28 de abril de 2021 | 13:48
Coletiva de Imprensa Operação Kemuri

Nesta quarta-feira (28), o Batalhão de Operações Especiais (Bope) prendeu 14 pessoas (quatro delas já estavam no sistema penitenciário), apreendeu cinco armas de fogo e outros materiais, como um bloqueador de sinal rastreador de veículo. Os resultados são da Operação Kemuri, que tinha o objetivo de encontrar uma organização criminosa envolvida com roubos de cargas em Curitiba e Região Metropolitana. Ao todo, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão.

Durante a operação, duas pessoas que tinham mandados de prisão em aberto acabaram presas. Também foram apreendidos 16 celulares, três televisores, três HDs, cerca de R$ 5,1 mil em dinheiro e oito pés de maconha. Em um dos pontos abordados, os policiais militares localizaram um bloqueador de sinal rastreador de veículo, utilizado nos roubos.

Segundo o subcomandante-geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres, o batalhão estava desde agosto de 2020 reunindo informações sobre a atividade criminosa, chegando a existir uma primeira edição da Operação Kemuri no ano passado. “No andamento das investigações constatamos cerca de 20 roubos praticados por esse grupo”, afirmou. “Os levantamentos feitos apontavam que as ações ocorriam na Região Metropolitana de Curitiba, mas como as investigações prosseguem por parte da Polícia Judiciária podem ser constatados outros crimes e ramificações do grupo em outros municípios e até em outros estados”.

Ainda segundo o coronel, o grupo tinha preferência no roubo de cargas de cigarros e eletroeletrônicos, tanto que alguns objetos dessas categorias foram encontrados nos pontos de apreensão. “A escolha por esses produtos se dava pela possibilidade de comercialização no mercado ilegal e na rápida atuação de receptores”, acrescentou Torres.

O coronel Barroso explicou que os suspeitos tinham diversas formas de abordagem às vítimas. “Utilizavam estratégias para que se tornassem alvos mais fáceis como, por exemplo, jogar óleo na pista, falso bloqueio, obstáculos na rodovia para o condutor reduzir a velocidade ou até parar. Também tivemos casos de abordagem a vítimas no estacionamento de postos de combustíveis”.

Supostamente, na semana passada o grupo realizou uma atividade criminosa. Nessa situação, foi recuperada uma carga de cigarros que tinha sido roubada no bairro Alto da Glória, em Curitiba. Quatro suspeitos foram encontrados com o produto em uma casa, na cidade de Piraquara. Eles morreram no confronto com as equipes do Bope.

Confrontos

Durante o cumprimento dos mandados judiciais nesta manhã (28), os policiais informaram que os suspeitos reagiram. A primeira ocorrência envolveu uma equipe do Choque no bairro Atuba, em Pinhais. “O suspeito reagiu à abordagem e disparou contra a equipe. No revide dos policiais ele foi ferido, sendo acionado o Siate, que constatou o óbito do cidadão”, explicou o comandante do Bope, major Marcio Antônio Machado Pereira.

Em outra abordagem, em Piraquara, também houve reação de um homem e uma mulher. “O homem estava com mandado de prisão expedido para cumprimento nesta operação e quando as equipes chegaram ao local ele reagiu e houve confronto. Nesta situação duas armas foram apreendidas”, acrescentou o major Machado.

Informações da Agência Estadual de Notícias