Trabalhadores do Porto de Paranaguá são imunizados contra a gripe

De lucianpichetti | 29 de abril de 2020 | 16:06
Foto: AEN

Como estratégia para atingir maior cobertura da população na campanha de imunização contra a gripe, a Secretaria da Saúde do Paraná vacina nesta quarta-feira e quinta-feira (29 e 30) os trabalhadores do Porto de Paranaguá.

A ação acontece com apoio do Conselho Regional de Enfermagem, 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, da empresa Portos do Paraná e do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Segundo dados do Ministério da Saúde, são cerca de 7 mil portuários em Paranaguá.

O secretário estadual da Saúde Beto Preto explica que o objetivo é facilitar o acesso à vacina, a forma mais segura de proteção contra o vírus da Influenza. “Lembramos que a dose não imuniza contra o novo coronavírus mas, estando protegida contra a gripe, a pessoa já diminui as chances de precisar de internação por complicações causadas pelos vírus da Influenza”, explica.

Está em andamento em todo o Estado a segunda fase da campanha nacional da vacinação contra a gripe, que tem como público prioritário, além dos portuários, os  profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens sob medida socioeducativas; população privada de liberdade; povos indígenas; caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo.

Caminhoneiros

Outra estratégia que acontece a partir de desta quarta-feira é a vacinação dos caminhoneiros, com o apoio dos postos de combustível com a bandeira Shell.  A iniciativa começa pela cidade de Araucária, que concentra grande número de profissionais em função do polo petroquímico.

Para a segunda fase da campanha de vacinação, que segue até 9 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde distribuiu cerca de 1 milhão de doses.

Colaboração AEN