Transporte na capital tem alteração na tabela de ônibus a partir de hoje, diz Urbs

De Daniela Borsuk | 25 de março de 2020 | 10:16
(Foto: Luiz Costa/ SMCS)

A menor circulação de pessoas na cidade causada pela pandemia do novo coronavírus fez a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) alterar a tabela do sistema de transporte coletivo da capital, que registra uma queda de 76% no número de passageiros desde 10 de março. São 577 mil passageiros a menos por dia.

O sistema passará a funcionar – nos dias de semana e a partir desta quarta-feira (25) – com a tabela de sábado, cujo escalonamento representa uma capacidade de transporte de 895 mil pessoas por dia. Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, isso representa cinco vezes o número de usuários dos ônibus que estão circulando atualmente.

Na segunda-feira (23), por exemplo, foram transportados 179 mil passageiros. No último dia 10 de março, o movimento havia sido de 756.167 passageiros. Nos fins de semana, a escala será a de domingo.

“Todas as linhas continuam em funcionamento, e os ônibus vão operar com folga. As pessoas poderão se manter a uma boa distância uma das outras dentro dos veículos”, explica Maia Neto.

“A alteração é necessária uma vez que houve fechamento generalizado de escolas, faculdades, comércio e serviços, além de cortes nas linhas metropolitanas pela Comec.”

Prontidão

Como medida preventiva a qualquer mudança de cenário, a Urbs vai manter uma frota reserva de prontidão, capacitada a entrar rapidamente em funcionamento caso seja detectado movimento atípico em alguma linha.

“O monitoramento é permanente”, diz Maia Neto. “O transporte público é essencial para as pessoas que continuam trabalhando, a maioria delas em serviços também essenciais, como os profissionais de saúde.”

O sistema de transporte de Curitiba é composto por cerca de 1.250 ônibus e conta atualmente com 254 linhas urbanas.

Colaboração Prefeitura de Curitiba