Tudo o que você precisa saber sobre dívidas prescritas

De Redação | 17 de agosto de 2021 | 14:03

Desde o início da pandemia, muitas pessoas têm enfrentado o pesadelo de ter o nome negativado pela primeira vez. Isso acontece, principalmente, quando a renda familiar diminui, resultando no acúmulo de dívidas e na inadimplência. Diante dessa nova realidade, é natural surgir dúvidas. Por isso, neste artigo, vamos responder às perguntas: há um prazo para o nome sair do cadastro de inadimplentes? Depois de um tempo sem efetuar o pagamento, o débito deixa de existir? A dívida prescrita pode ser cobrada?

Após o período de 5 anos, a dívida prescrita não pode aparecer nos serviços de proteção ao crédito. Com exceção de algumas dívidas executáveis ou que têm bens alienados. Mas, não se engane! É um mito dizer que as dívidas desaparecem depois de um determinado tempo sem ser paga. Mesmo que o nome saia do SPC e Serasa, a dívida continua existindo internamente, apenas deixa de ser visível para o mercado e outras empresas.

Além disso, quando uma dívida é prescrita, o credor perde o direito de cobrá-la judicialmente. No entanto, os juros continuam correndo até a quitação do débito e a dívida pode continuar a ser cobrada amigavelmente. Para regularizar a situação, o devedor precisa quitar a pendência.

Algumas empresas, inclusive, têm oferecido o serviço de negociação de dívidas para ajudar os consumidores a quitar os débitos e deixar o nome limpo novamente. É o caso da Solução Financeira, que desde 2015, presta assessoria para pessoas físicas e jurídicas que enfrentam problemas como descontrole financeiro e o desemprego e acabam se tornando inadimplentes. Para conhecer mais sobre soluções de reabilitação de crédito acesse o site http://www.solucaofinanceira.net.