UEL abre inscrições para residências em saúde

De lucianpichetti | 13 de outubro de 2020 | 17:12
Foto: Jaelson Lucas / AEN

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre nesta terça-feira (13) as inscrições para profissionais interessados em participar da seleção dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilar) e os Multiprofissionais (Saúde da Mulher e Saúde da Família).

As inscrições custam RS 323,00 e poderão ser feitas até 12 de novembro na página da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, na aba “residências”.

Serão oferecidas 74 vagas em 39 programas. As residências têm características de pós-graduação, sob a forma de treinamento em serviço, em regime de 60 horas por semana e remuneração de R$ 3.030,00 mensais.

De acordo com a professora Joice Cruciol, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais em Saúde (Coremu), nesse ano, em virtude da pandemia, maioria dos programas fará a seleção por meio de prova remota, nos meses de novembro, dezembro e janeiro, além de análise curricular.

A coordenadora explica que por causa do modelo adotado, de prova virtual, a entrevista com análise curricular deverá ter peso maior no processo de seleção.

Ela explica que atualmente a UEL tem 250 Residentes Profissionais de Saúde que atuam no Hospital Universitário (HU), Ambulatório de Especialidades do HU/UEL, no Campus; Unidades Básicas de Saúde de Londrina, Clínica Odontológica Universitária (COU) e no Hospital Veterinário (HV).

A residência, acrescenta, é uma formação importante para o profissional que tem a oportunidade de unir teoria e prática e de uma especialização trabalhando na área.

A UEL oferece oito programas em Residência de Enfermagem, dois de Farmácia, cinco na área de Fisioterapia, seis em Odontologia e 16 em Medicina Veterinária, além dos programas em Saúde da Mulher e de Saúde da Família, abertos a profissionais de várias áreas.

Atualmente, os 66 residentes de Medicina Veterinária e 28 de Odontologia trabalham diretamente no Hospital Veterinário (HV), Clínica Odontológica Universitária (COU), Bebê Clínica, no Hospital Universitário (HU/UEL) e Unidades Básicas de Saúde, garantindo serviços importantes para a saúde pública da região, favorecendo, sobretudo, pessoas em maior vulnerabilidade.

Colaboração AEN