UEPG produz álcool 70% para hospitais e unidades de saúde do município

De Scheila Pessoa | 19 de março de 2020 | 11:44
(Foto: Arquivo/Lapmed)

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai produzir álcool 70% glicerinado para hospitais e unidades de saúde da cidade. O termo de cooperação foi assinado, na quarta-feira (18), entre a UEPG e a Fundação Municipal de Saúde. Na sexta-feira (20), será entregue o primeiro lote com 250 litros de álcool 70%.

O Laboratório de Produção de Medicamentos (Lapmed) da UEPG será o responsável pela mão de obra enquanto o Município fornecerá matéria-prima e insumos necessários à produção. “Ao disponibilizar a estrutura e os profissionais, a Universidade cumpre neste momento importante papel social, que reforça o conjunto de ações adotadas pela instituição desde o início da pandemia”, reforçou o reitor, Miguel Sanches Neto.

Sobre a cooperação entre UEPG e FMS, o Secretário Adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco, afirmou que “é um benefício muito grande para a comunidade porque, ao unir recursos técnicos e profissionais, as instituições atendem às demandas que nesse momento se fazem necessárias”, disse. Manjabosco complementa que, com a parceria, haverá melhor oferta de serviços e tranquilidade na assistência.

O coordenador do Laboratório, Sinvaldo Baglie, esclarece que o álcool 70% tem ação antisséptica sobre bactérias e vírus como o COVID-19. “O álcool 70% com a adição da  glicerina que tem ação umectante evita o ressecamento da pele. O álcool 70% em gel possui um tempo de ação residual maior na pele. Entretanto independente da formulação ambos são eficazes”, explicou Baglie.

Colaboração UEPG