UFPR faz os primeiros testes de covid-19 em assintomáticos de 2021

De Barbara Schiontek | 11 de janeiro de 2021 | 15:44

Amanhã, (12) pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão começar a fazer a primeira rodada de 2021 dos testes com pessoas assintomáticas para a detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A equipe vai fazer 1.500 testes na comunidade da UFPR, que engloba esudantes, técnicos, docentes e familiares em primeiro grau ou coabitantes desses grupos.

As coletas vão ser no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico, das 8h às 18h. Os participantes devem levar documento com número de CPF e uma caneta, para assinar o termo de consentimento.

O teste que vai ser utilizado para o procedimento é do tipo RT-PCR, que é capaz de detectar o material genético do vírus. Os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe vai fornecer os resultados para todos os participantes.

O projeto, que tem o objetivo de identificar pessoas contaminadas e incentivar o isolamento, faz parte de um estudo coordenado pelos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Huamana e Oncogenética (LabCHO), com apoio da Direção do SCB.

Já foram feitos cinco mutirões de testagem para assintomáticos, com a realização de mais de 3.400 testes. Nas duas primeiras ações poucas pessoas compareceram e não houve casos positivos de infecção pelo vírus. Já nos eventos mais recentes, um maior número de pessoas participou e houve um aumento de resultados positivos. De acordo com os dados dos pesquisadores, nos testes feitos em novembro e dezembro, cerca de 2% das pessoas testadas estavam infectadas.

A equipe da UFPR também busca voluntários para auxiliar na coleta dos exames. Podem participar servidores docentes, técnico-administrativos e alunos de pós-graduação da UFPR, entre 18 e 59 anos, que se autodeclararem em boas condições de saúde e que tenham disponibilidade de horários.

Colaboração Assessoria de Imprensa UFPR