UFPR inaugura a maior usina fotovoltaica em universidade pública

De lucianpichetti | 11 de dezembro de 2020 | 16:06
Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou nesta sexta-feira (11), em uma cerimônia virtual, a maior usina fotovoltaica em universidade pública do Brasil. Ela fica no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba. Os quase 7 mil metros quadrados de painéis solares foram instalados sobre 375 vagas de estacionamento do Setor de Ciências Biológicas e sobre os telhados dos prédios de Engenharia Química e de Engenharia Elétrica.

Os 2.376 painéis têm capacidade de produzir 1,3 mil MWh/ano, o que equivale à metade do consumo diário das residências de Curitiba. A expectativa é que a usina gere uma economia de cerca de R$ 1,5 milhão de reais por ano aos cofres públicos. A usina solar também é um grande laboratório que integra departamentos da universidade e empresas no desenvolvimento de tecnologias de energias limpas e renováveis.

O projeto começou em 2017 em uma parceria entre a UFPR, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Funpar (a Fundação da Universidade Federal do Paraná). Os recursos para os projetos de eficiência energética na UFPR vieram de editais da Copel e da Aneel, com um valor de R$ 18 milhões.

O excesso de energia elétrica produzido pelos painéis da UFPR será depositado em um banco administrado pela Copel e pode ser usado pela universidade por um ano.

Colaboração UFPR