Unidade de Saúde de Ponta Grossa tem fiação furtada e perde vacinas por falta de refrigeração

De Barbara Schiontek | 29 de março de 2021 | 09:49
Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

Na manhã desta segunda-feira (29), em Ponta Grossa, ao chegar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lubomir Urban, uma equipe de funcionários percebeu que o local havia sido furtado. Foi levada a fiação elétrica, o que ocasionou a perda de todas as vacinas do calendário vacinal, que estavam refrigeradas no local. A equipe acredita que o prejuízo foi em torno de R$ 30 mil, entre vacinas e insulinas. 

Em menos de sete dias, esse é o segundo Boletim de Ocorrência que a UBS registra. “Na terça-feira passada já tivemos a infelicidade de chegar no trabalho e terem levado o ar condicionado e agora isso, acreditamos que fizeram no final de semana, após encerramos a campanha de vacinação. A população precisa entender que o principal prejudicado em ações como esta é a própria comunidade, que fica com o atendimento incompleto”, diz a enfermeira da Unidade Lubomir Urban, Paula de Freitas. 

Hoje, a UBS fará a vacinação contra a covid-19, a equipe do departamento de Imunização está trabalhando para que a ação não tenha que ser cancelada. 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) investe, aproximadamente, R$ 300 mil anualmente, para substituir materiais furtados e consertar estragos de vandalismo.

A Prefeitura de Ponta Grossa solicita que a comunidade contribua para a prevenção de atos criminosos e auxilie na identificação dos autores, por meio de denúncias ao telefone 153, da Guarda Civil Municipal.

Colaboração Prefeitura de Ponta Grossa