Vacina da gripe acaba em dois dias e população deve esperar novo lote

De Daniela Borsuk | 25 de março de 2020 | 09:59
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba interrompe, a partir desta quarta-feira (25), a vacinação contra influenza. Em dois dias, foram vacinadas na cidade cerca de 130 mil pessoas, entre idosos e profissionais de saúde – o público alvo desta primeira fase da campanha. Com isso, os lotes enviados pelo Ministério da Saúde se esgotaram.

O prefeito Rafael Greca conversou com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que considerou um êxito o desempenho de vacinação em Curitiba. Greca solicitou ao ministro o restabelecimento dos estoques para manutenção do serviço na capital.

O Ministério ainda não mandou a totalidade das doses necessárias para toda a primeira fase da campanha, que iria até 15 de abril. Cidades da região metropolitana e outras capitais também interromperam suas campanhas.Assim que seja restabelecida a distribuição de novos lotes, os pontos de vacinação da capital retomarão o serviço.

De acordo com Léia Regina da Silva, coordenadora da central de Vacinas da SMS, a adesão nesses primeiros dias foi muito atípica, devido ao surto do novo coronavírus. “Tudo o que recebemos de vacina foi aplicado”, diz Léia.

Como comparação, no ano passado os quatro primeiros dias para vacinação de idosos registraram cerca de 4,2 mil vacinas por dia. Só no primeiro dia deste ano, foram mais de 43 mil idosos vacinados.

Colaboração Prefeitura de Curitiba