Vacinação contra a gripe começa segunda-feira e terá locais de aplicação ampliados

De Scheila Pessoa | 21 de março de 2020 | 13:42
(Foto: Divulgação/Sesa)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020 começa na segunda-feira (23) e vai até dia 22 de maio. Este ano a campanha foi antecipada e traz mudanças em função da pandemia do coronavírus, entre elas está a ampliação dos postos de vacinação, com a participação de parceiros, como empresas, universidades, escolas, comércio e instituições, dependendo do planejamento de cada município.

“A estratégia neste ano é diferente; vamos contar o com apoio da sociedade para que a vacinação se estenda para mais pontos; os municípios têm autonomia para definirem estes locais junto às instituições e organizações parceiras; o objetivo com isso é evitar aglomerações nos postos e unidades de saúde e ofertar mais oportunidade pra imunização à população; o Paraná recebeu até o momento 522 mil doses da vacina e todos os municípios já estão abastecidos”, informou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo o secretário, a antecipação e a ampliação de pontos de vacinação são medidas para proteção da população. O horário estendido para atender o público também é outra orientação feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), além da vacinação em casa para pessoas com mais de 70 anos. O Paraná tem 1.800 salas de vacinação.

Etapas e Públicos

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será em três etapas, com grupos distintos:

1ª etapa (de 23 de março a 16 de maio): vacinação para idosos e profissionais de saúde, sendo todas as ações dispensadas para atingir a meta de cobertura vacinal deste grupo. Para os idosos acima de 70 anos, acamados ou não e ou asilados, a orientação da Sesa para as secretarias municipais é para que sejam criadas estratégias de vacinação no domicílio.

2ª etapa (a partir de 16 de abril): vacinação para professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais.

3ª etapa (a partir de 9 de maio): vacinação de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socieoeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

O estado do Paraná tem 1.800 salas de vacinas, distribuídas nos 399 municípios. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza.

Sarampo

A Sesa informa que a campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada e que a imunização contra a doença seguirá para a faixa etária de 20 a 49, indiscriminadamente.

Colaboração Sesa