Vagas da educação profissional serão ampliadas na rede estadual

De Barbara Schiontek | 27 de janeiro de 2021 | 11:53
Paraná amplia oferta de vagas para educação profissional técnica - Foto: Hedeson Alves/ ArquivoSEED

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) vai ampliar a modalidade de Educação Profissional Técnica para estudantes da Rede Estadual. As vagas oferecidas são na modalidade concomitante, que é quando o aluno estuda em colégios da rede estadual e, no contraturno, cursa o modelo profissional técnico em uma instituição parceira da Seed-PR.

Serão 1.020 vagas ofertadas em formato EaD (ensino a distância) e presencial. O projeto irá arcar com transporte e alimentação no contraturno. Os cursos presenciais serão ministrados em nove municípios: Araucária, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pinhais e Pato Branco. A Seed-PR reforça que além desta ampliação com a parceria, a atual oferta de cursos profissionais da rede estadual será mantida.

A parceria, firmada por meio de licitação, foi vencida pela UniCesumar. A empresa vencedora da licitação precisa ter autorização da Setec, além de capacidade técnica e operacional no Estado do Paraná, pois, mesmo na modalidade EaD, pelo menos 20% do curso precisa ser presencial.

Com a ampliação, serão mais vagas para quem deseja, futuramente, atuar como assistente administrativo, desenvolvedor de aplicativos para mídias digitais, marceneiro, padeiro, entre outros ofícios. Os estudantes também podem se matricular em cursos técnicos de informática, logística, eletrotécnica, jogos digitais e comércio exterior.

O valor investido na modalidade é parte de um fundo ligado ao MEC (Ministério da Educação) por meio da Setec, é um investimento do Governo Federal.

Colaboração AEN