Velocidade máxima de 50 km/h passa a ser padrão na cidade

De Redação | 30 de março de 2021 | 13:49
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Depois das avenidas Visconde de Guarapuava, Silva Jardim e Presidente Kennedy, a Superintendência de Trânsito (Setran) vai dar continuidade à padronização de velocidade máxima de 50 km/h em ruas de Curitiba. A alteração também inclui as ruas João Bettega, Desembargador Westphalen e Engenheiros Rebouças.

O projeto, que iniciou em 2020, vai se estender nos próximos meses para vias como Victor Ferreira do Amaral, Júlia da Costa, Princesa Izabel, Almirante Tamandaré, Ângelo Sampaio, João Negrão e XV de Novembro. Mas não serão as únicas, conforme explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

“Com exceção das vias rápidas, Avenida Comendador Franco e Linha Verde, as demais passarão por essa mudança que tem como foco evitar e, principalmente, reduzir a gravidade dos acidentes ocasionados, além da própria organização do trânsito”, diz Rosangela.

A Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, ligação do Campo do Siqueira à CIC, e a Avenida Mascarenhas de Moraes, do Santa Cândida ao Atuba, são algumas das vias que permanecerão com limite permitido de 60 km/h. A Linha Verde e a Avenida Comendador Franco continuam com 70km/h.

Motocaixas

O projeto de alteração na sinalização da Avenida Victor Ferreira do Amaral virá atrelado à implantação de motocaixas entre as ruas Frei Orlando e Paulo Kissula. A sinalização, que delimita espaço exclusivo para que motociclistas aguardem a abertura do sinal verde à frente dos demais veículos, é outra mudança que tem o objetivo de garantir mais segurança e evitar acidentes envolvendo motos.

Pioneira da iniciativa na cidade, a Victor Ferreira do Amaral recebeu a primeira motocaixa em frente ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em 2018. Desde então, o projeto foi expandido para algumas das principais vias da Capital.

Informações da Prefeitura de Curitiba