Verão Consciente: Polícia Civil indica queda de violência doméstica no Litoral

De Barbara Schiontek | 7 de janeiro de 2021 | 11:40
AEN
AEN

A Polícia Civil do Paraná divulgou um balanço que mostra que nos primeiros 15 dias da Operação Verão Consciente 2020/2021, os casos de violência doméstica no Litoral tiveram redução de 36,8%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Também foram registradas quedas em outros crimes, como roubo (-30,6%); furtos (-3,1%) e contra a dignidade sexual (-33,3%). Os dados são referentes ao período entre 21 de dezembro e 05 de janeiro.

Em comparação ao ano passado foram 46 ocorrências a menos de violência doméstica. Nos primeiros 15 dias da temporada anterior foram 125 registros de violência, enquanto neste período foram 79 registros. A Polícia Civil acredita que um dos motivos para a diminuição dos casos foi o menor número de famílias hospedadas no Litoral, devido à pandemia da covid-19.

É considerada violência doméstica as ocorrências que acontecem em ambiente doméstico familiar. Paranaguá, Matinhos, Guaratuba e Morretes tiveram diminuição de casos.

No verão passado, Paranaguá registrou 15 casos, neste foram 13. Matinhos diminuiu de 30 para 19; Guaratuba de 22 para 14; Morretes foi de 10 para cinco casos. Já Pontal do Paraná mostrou um aumento nos registros: na última temporada eram 19 casos, nesta foram 21.

A Polícia Civil orienta que em situações de violência doméstica, o indivíduo deve procurar uma delegacia de polícia e registrar o crime, para que a situação seja investigada.

Segurança

A Polícia Civil aumentou a segurança para a Operação Verão Consciente. São 135 policiais civis fixos e 14 itinerantes, entre delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas.

Também foram adicionadas mais 20 viaturas à frota da região e um ônibus que comporta a Delegacia Móvel, localizada em pontos estratégicos para atender a população. Boletins de ocorrência podem ser registrados na Delegacia Móvel. O veículo foi preparado para realizar atendimento em locais externos.

Colaboração AEN