Verão Maior promove atividades culturais, saúde, serviços a veranistas

De | 23 de dezembro de 2019 | 11:09
(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

As atividades do “Verão Maior” – programa do Governo do Paraná para promover uma série de ações e serviços no estado – já começaram. O projeto foi lançado no sábado (21), na praia de Caiobá, em Matinhos.

Com o objetivo de levar atividades culturais, serviços de saúde, saneamento, além de aumentar o efetivo de policiais e bombeiros, o Verão Maior termina somente no dia 1º de março, depois do Carnaval.

Ao todo, serão 74 dias com uma infraestrutura maior e ações que levam lazer aos turistas no Litoral, e nas prainhas do Oeste do Estado.

Atividades

As ações envolvem vários órgãos estaduais, como Segurança Pública, Saúde, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Cultura, Esporte, Sanepar e Copel. Estão previstos também shows com artistas nacionais, atividades esportivas de lazer, entretenimento, queima de fogo, orientações e projetos educativos.

Policiamento

A Polícia Militar (PM) reforçará as ações no Litoral com viaturas, módulos, motocicletas, bicicletas e helicópteros, além de um efetivo reforçado de acordo com o número de pessoas que descem para curtir o verão. Também haverá reforço policial e do Corpo de Bombeiros nos balneários do Oeste do Noroeste do Estado.

Saúde

Na área da saúde, já estão destinados R$ 5,6 milhões para as atividades que serão realizadas no período do verão no litoral. Os recursos – que são R$ 900 mil a mais do que foi investido na última operação – serão utilizados para contratação de pessoas para trabalhar 74.948 horas, ou 6.079 plantões de 12 horas cada um.

Nos casos de emergências, haverá apoio da aeronave da Polícia Militar (PM). Além disso, como forma de prevenção, estão previstas ações educativas de combate à dengue, sarampo e outras doenças.

Colaboração AEN