Vídeo silencioso orienta mulheres vítimas de violência

De lucianpichetti | 6 de maio de 2020 | 15:57

Um grupo de mulheres de Curitiba criou e está divulgando um vídeo silencioso para ajudar as mulheres em situação de violência na cidade. Nele, profissionais liberais, jornalistas, servidoras públicas, enfermeiras, artistas populares, educadoras, estudantes e ativistas sociais carregam cartazes com informações dos contatos da rede de atenção voltada às curitibanas.

O material foi inspirado na iniciativa do MoviELAS, coletivo que reúne profissionais das áreas de som e imagem do audiovisual do Distrito Federal (DF).

No último domingo (3), quando circulou nas redes sociais o vídeo original, o grupo de curitibanas logo percebeu a importância daquele trabalho, a praticidade de montar e a urgência de espalhar uma informação tão necessária para a proteção da vida das mulheres. Espontaneamente, elas se prontificaram a fazer igual. Montaram seus cartazes, suas fotos, editaram e publicaram o vídeo em três dias. Tudo sem sair de casa. Agora, contam com a solidariedade da comunidade para espalhar esse conteúdo e fazer com que a mensagem chegue onde mais precisa: dentro dos lares ameaçados, ofendidos e agredidos por essa violência.

Casa da Mulher Brasileira

As informações sobre os telefones e contatos de urgência para as mulheres buscarem socorro na rede de atenção de Curitiba foram extraídos das postagens institucionais da Casa da Mulher Brasileira, centro integrado de serviços públicos voltados a esse enfrentamento, que funciona com acolhimento 24h desde que foi inaugurada em 2016.

Quarentena

A violência doméstica e familiar contra as mulheres cresceu a partir do isolamento imposto pela pandemia do novo coronavírus. Segundo os dados da Polícia Militar, foi registrado um aumento de 15% nas denúncias nesse período em Curitiba.

Silêncio

O vídeo silencioso é a forma ideal de levar a informação até a mulher que sofre a violência doméstica e familiar e que está, nesse ambiente de pandemia, isolada em casa com seu agressor, sem poder fazer a denúncia e ser flagrada enquanto conversa com os atendentes dos serviços de proteção. Também incentiva vizinhos, amigos e parentes a denunciarem as agressões e socorrerem as mulheres antes que seja tarde demais. Um silêncio que salva e que quebra com o outro silêncio, o que permite ferir e matar.

Se puder, faça a sua parte e compartilhe este vídeo!

Mulheres que participaram da iniciativa:

Lorena Aubrift Klenk

Sandra Barbosa

Thea Tavares

Lêda Klenk

Adriana Claudia Kalckmann

Victória Reneé Kalckmann

Susi Monte Serrat

Simone Belkis

Anaís Monte Serrat Magalhães

Josy Grossklaus

Christina Bittencourt

Aparecida Gonçalves

Lívia Maciel Faleiro

Marina Tavares Faleiro

Raquel Meira

Denise Soares

Giuliana Teles

Claudia Sória

Alessandra Consoli

Gléri Mangger

Beatriz Werner Nogarotto

Adriane Werner

Eliane Bueno

Manuela Bittencourt Kuerten

Ana Carolina Carneiro

Juliana Escher

Maria Julia Escher Skowronski

Islany Silva