Visitas virtuais ao Museu Oscar Niemeyer aumentam em 1.200%

De | 15 de abril de 2020 | 09:23
(Foto: AEN)

A arte tem sido uma das melhores opções para quem quer aliar distração, cultura e conteúdo durante o período de isolamento social. A possibilidade de visitar museus virtualmente, e até mesmo participar de suas atividades sem sair de casa, tem atraído cada vez mais gente. O Museu Oscar Niemeyer (MON) registrou um acréscimo de 1.200% no número de acessos à visita virtual em 3D. De 17 março a 12 de abril de 2020 foram 8.633 visitas – no mesmo período do ano passado houve 639.

Na semana de 5 a 12 de abril, apenas uma das redes sociais do MON (Instagram) alcançou 121 mil visualizações, o que corresponde a 327% de aumento em relação à mesma semana de 2019, quando houve 37 mil.

AÇÕES VIRTUAIS – Desde o início do isolamento social o MON tem oferecido uma programação virtual especial. A iniciativa tem como objetivo manter a oferta de conteúdo educativo e dinâmico ao seu público. Uma das novidades lançadas recentemente foi a visita virtual aos ateliês dos artistas que têm obras no acervo do museu. Para inspirar os seguidores do MON, toda semana um artista diferente mostra um pouco do lugar onde trabalha.

Sempre utilizando a hashtag #monemcasa, a instituição também oferece oficinas virtuais preparadas pelo setor Educativo do museu e um quiz semanal, ou seja, um jogo de perguntas e respostas postado todas as sextas-feiras nos stories das redes sociais.

Outra ferramenta importante, que possibilita visitas online às exposições é o Google Arts & Culture. O MON integra a plataforma desde fevereiro de 2018, ao lado dos grandes museus do Brasil e do mundo. Atualmente, conta com seis exposições: Luz ≅ Matéria; Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses; Nos Pormenores um Universo – Centenário de Vilanova Artigas; Irmãos Campana; Não Está Claro até que a Noite Caia, da artista Juliana Stein, e Circonjecturas, do artista Rafael Silveira. Mais duas novas mostras serão incluídas na plataforma: O Último Império, do fotógrafo Serguei Maksimishin, e Man Ray em Paris.

DECRETO ESTADUAL – O Museu Oscar Niemeyer está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determina o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspende os eventos artísticos e culturais a partir de 17 de março de 2020.

Colaboração AEN