Zumba Fest incentiva exercício para todas as idades

De Daniela Borsuk | 28 de novembro de 2019 | 10:57
(Foto: Maicon Douglas/ Divulgação)

Nesta sexta-feira (29), no sábado (30) e no domingo (1º), acontece, em Curitiba, a edição nacional do Zumba Fest. O evento é promovido por um grupo de instrutores brasileiros e liderado pelo educador físico Igor Andrade. A ideia é reunir mais de 1.500 participantes em três dias de festival.

O primeiro dia do evento será voltado exclusivamente aos idosos e pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes e portadores de Alzheimer. É um projeto do festival em parceria com a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Estado do Paraná e do Clube Circulo Militar do Paraná, com o objetivo de promover e apresentar aos participantes como a dança pode ser incluída para esta população.

É importante que os idosos façam exercícios ao menos quatro vezes por semana e, entre estas atividades, seja incluído um programa onde a dança seja estimulada. Os benefícios do exercício já são de conhecimento do grande público – ganhos de agilidade, força, flexibilidade e massa óssea. A novidade agora é que cientistas comprovaram o efeito na prevenção do envelhecimento do cérebro, contribuindo para retardar o avanço de doenças como Alzheimer.

De acordo com Igor Andrade, que já oferece aulas de dança adaptada para idosos, o primeiro ponto é desconstruir o que grande parte das pessoas entende por dançar: movimentos perfeitos e sincronizados. Para esse público, a ideia é estimular os sentidos do corpo e exercitar áreas do cérebro. As aulas são feitas sentadas e cada um se movimenta conforme os seus limites.

Somado a isso, a dança também estimula a audição, o tato, a fala (quando os alunos são incentivados a cantar as músicas), a coordenação, a memória (para gravar as coreografias), além de fomentar o aprendizado de novas culturas, ritmos e movimentos atuais da dança.

A abertura do evento na sexta-feira contará com a participação de 15 Freiras da Ordem da Divina Providência, que dançarão sentadas no Zumba Gold.  O grupo de idosas tem alunas entre 74 a 106 anos. Nos demais dias, o evento será direcionado para pessoas de todas as idades e perfis. “Queremos impactar mais pessoas com a experiência da aula, que proporciona benefícios físicos e psicológicos, como o aumento considerável da autoestima dos seus praticantes”, conta Igor Andrade.

O público será embalado por coreografias fáceis de músicas de ritmos mundiais como salsa, merengue, reggaeton, samba, entre outros. Em paralelo ao festival, estarão acontecendo cursos para instrutores de dança e de zumba As inscrições podem ser feitas pelo site.

Colaboração Assessoria de Imprensa