Perseguição: contrabandistas usam fumaça para despistar

De Adryelle Minatti | 9 de dezembro de 2019 | 10:26

Cerca de 20 mil carteiras de cigarro foram apreendidas na sexta-feira (6), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Marechal Cândido Rondon. A mercadoria contrabandeada do Paraguai estava sendo transportada em um carro, modelo Spacefox, que chegou a bater na viatura e usar um dispositivo lançador de fumaça para tentar despistar os policiais.  

A situação começou durante a tarde, nas proximidades da BR-163, quando a equipe percebeu o veículo parado, aparentemente abandonado, em uma estrada rural. Quando a viatura se aproximou, o motorista acelerou e bateu na parte da frente do automóvel da PRF, danificando o acessório conhecido como quebra-mato.

Durante a fuga, os ocupantes do Spacefox usaram o lançador de fumaça e transitaram várias vezes pela contramão, indo em alta velocidade em direção a uma propriedade rural. Com o automóvel em movimento, os dois suspeitos saltaram do carro e fugiram a pé, um para cada lado.

O passageiro, um paraguaio de 25 anos, foi alcançado e preso em flagrante. O motorista conseguiu fugir, mas já foi identificado. Trata-se de um brasileiro, de 29 anos. Conforme o relato do detido para a PRF, os homens planejavam levar os cigarros, avaliados em R$ 100 mil, até Cascavel.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal de Guaíra. O passageiro preso foi autuado por contrabando, dano qualificado (pela colisão com a viatura) e tentativa de homicídio (por colocar em risco a vida dos policiais ao utilizar o lançador de fumaça).

Colaboração PRF