Receita- Mini cheesecake duplo de chocolate fit

De Marina Cotovicz | 22 de fevereiro de 2021 | 16:37

Saborear um docinho após o almoço sem culpa é o desejo de muitas pessoas. Entretanto, quem faz uma alimentação saudável, priva-se de alguns alimentos  por não fazerem parte do seu cardápio nutricional. Já pensou em saborear um doce maravilhoso sem se preocupar com as calorias e o excesso de açúcar? 

De acordo com a chef confeiteira e empreendedora em doces Low Carb, Gracinda Borges, “dentro de uma alimentação saudável, os doces podem ser consumidos de maneira equilibrada e sem culpa, porque seus benefícios são inúmeros, como diminuição do estresse, bom humor, aumento da memória e concentração, melhora do metabolismo, entre outros”. Acompanhe a receita de um Mini Cheesecake duplo de chocolate fit da chef Gracinda. 

Massa do bolo de chocolate

INGREDIENTES

4 ovos, separar clara e gema;

100g de açúcar de coco;

15g de cacau em pó;

40ml de óleo de coco sem sabor;

200ml de água quente;

70g farinha de amêndoas cruas ou avelãs;

130g de farinha sem glúten (misturinha FSG);

1 colher (sopa) – 7g – de vinagre de maçã;

1 colher (sopa) – 10g – de fermento em pó.

PREPARO

Na batedeira, claras com metade da quantidade do açúcar de coco e reservar. Acrescentar uma pitada de sal rasa para dar mais estabilidade para a clara em neve. Separar claras em neve em uma vasilha. Aproveitar a tigela da batedeira para bater as gemas com o cacau; o restante do açúcar e o óleo de coco até virar um creme.

Adicionar a água quente, misturar, adicionar as farinhas peneirando-as junto ao creme e misturar com o fouet. Assim que a massa estiver bem homogênea, acrescentar a clara em neve e envolvê-la delicadamente com toda a massa. Por último, acrescentar o fermento e misturar.

Untar 2 formas com óleo de coco. Forno pré-aquecido a 160° C por aproximadamente 30 a 35 minutos. Formas de 20 cm cada com fundo removível redonda. 

Cheesecake de chocolate assado

INGREDIENTES

420g de creamcheese zero lactose artesanal;

65g de eritritol;

2 ovos;

5g de extrato de baunilha;

120g de creme de leite vegetal;

140g de chocolate 70% cacau zero lactose;

15g de melado ou mel (opcional);

20g de amido de milho.

PREPARO

Peneirar  amido de milho e o eritritol e adicionar os ovos  o cream cheese aos poucos. Mexer com o fouet, acrescentar o extrato de baunilha e o chocolate derretido e frio e misturar bem. Colocar nas forminhas de cheesecake e assar em forno pré aquecido em 180°C.

Cheesecake no-bake (Mousse de queijo)

INGREDIENTES

150g de mascarpone;

1 gema de ovo;

30g de açúcar de coco;

50g de leite vegetal;

4g de agar agar;

20g de  água em temperatura ambiente;

5g de suco de limão;

170g de creme de leite vegetal (amêndoas, nozes, castanhas de caju);

15g de açúcar de coco.

PREPARO

Bater o ovo com o açúcar de coco até ficar com coloração marfim. Adicionar o leite vegetal morno. Esquentar a mistura. Desligar o fogo e adicionar o mascarpone, o suco de limão e o agar já hidratado. Adicionar o creme de leite vegetal e o açúcar de coco. Deixar reservado cerca de 130g do creme. Colocar o restante nas forminhas e levar à geladeira por 4 horas.

Creme de confeiteiro

Sobras do creme (130g);

120g de creme de leite vegetal;

12g de açúcar demerara ou coco.

Misturar os 3 produtos e passar ao redor e em cima das cheesecakes. Ralar o restante do bolo de chocolate.