13 bares são notificados em fiscalização na capital

De lucianpichetti | 13 de junho de 2020 | 11:57
Foto: Prefeitura de Curitiba

Equipes da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado vistoriaram 15 bares nos bairros Alto da Glória, Vila Izabel e Campo Comprido, na noite desta sexta-feira (12). Esta foi a segunda Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) da semana.

Os fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo expediram 13 notificações e a equipe da Vigilância Sanitária fez orientações em todos os estabelecimentos sobre a necessidade de cumprimento dos protocolos sanitários de saúde para evitar o contágio da Covid-19.

Não houve interdição de estabelecimentos. Das notificações expedidas, 13 foram referentes à necessidade de adequação dos bares ao Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba e a resolução 01/2020, que estabelece, entre outras medidas, a necessidade de manter álcool em gel disponível para clientes e funcionários, uso de máscara facial para todos no ambiente, independentemente de contato com o público, além do distanciamento de 1,5 metro entre cada pessoa.

Outras quatro notificações foram aplicadas por inadequação aos alvarás de funcionamento. Pouco antes da Aifu acontecer, à tarde, fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo, com o apoio da Guarda Municipal, fiscalizaram lanchonetes e restaurantes da região central. Três estabelecimentos na Rua XV de Novembro foram embargados no ato da vistoria, por promoverem aglomeração.

Quarta-feira

Na última quarta-feira (9), outros 11 estabelecimentos comerciais e de serviços passaram por fiscalização. Dois bares tiveram as atividades suspensas no ato das vistorias, um no Batel e outro no Parolin, ambos por descumprimento dos protocolos sanitários para evitar o contágio da Covid-19.

Também foram expedidas 16 notificações, sendo que alguns estabelecimentos foram advertidos por mais de uma equipe.

As vistorias aconteceram a noite e contaram com participação das equipes das secretarias municipais do Urbanismo, de Defesa Social e Trânsito, Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Colaboração Prefeitura de Curitiba