190 quilos de resíduos são recolhidos na Ilha do Mel

De Barbara Schiontek | 15 de janeiro de 2021 | 16:00
Foto: AEN

Nesta semana, uma parceria entre o Instituto Água e Terra (IAT), a ONG Eco Local Brasil e a população nativa da Ilha do Mel, resultou na retirada de cerca de 190 quilos de resíduos sólidos da ilha. Ao todo, 46 voluntários participaram do mutirão. Essa ação faz parte do movimento Somos da Ilha do Mel, organizado pela população local.

O material coletado foi transportado para pelo IAT, com ajuda de um barco, e destinado para a Eco Local Brasil. O objetivo da ação é limpar o meio ambiente e também fazer com que os resíduos se transformem em produtos. É o que explica o coordenador das atividades da ONG, Filipe Oliveira:

“Coletamos estes detritos e os transformamos em tijolos, mesas e brinquedos, por exemplo. Eles são, depois, destinados para o uso da própria população”, explica Oliveira.

Um exemplo de reutilização de material se encontra dentro da Ilha do Mel. A escola municipal da praia de Encantadas possui um canteiro de hortaliças e uma mesa para jogo de damas, que foram construídos com materiais provenientes das ações de coletas de resíduos nas praias.

Colaboração AEN