A presença de doulas no parto é tema de audiência pública

De lucianpichetti | 28 de setembro de 2020 | 17:13
Foto: Agência Brasil

A permissão para a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela mãe em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada do estado é tema de um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Para debater o assunto, os deputados realizam nesta terça-feira (29), a partir das 9 horas, uma audiência pública de modo remoto, que terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net, além do site e redes sociais do Legislativo.

A audiência contará com a participação do médico obstetra Braulio Zorzella, com graduação e especialização pela UNESP, Universidade Estadual Paulista/Botucatu-SP. “Descobri no parto e nas causas humanistas uma grande paixão. Atuo como médico obstetra e ativista em prol da humanização do parto e nascimento no Brasil.”

O que é doula

De origem grega, a palavra “doula” significa “mulher que serve”. Trata-se da profissional capacitada para acompanhar e orientar a gestante durante a gravidez e no pós-parto. Elas dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Humanização do parto 

O trabalho desempenhado pelas doulas tem contribuído significativamente para a humanização do parto e para o combate à violência obstétrica. Pesquisas demonstram que o acompanhamento dessas profissionais tem reduzido em até 50% a taxa de cesáreas, diminuído em 20% a duração do trabalho de parto e em 60% os pedidos de anestesia. Além disso, foi registrado queda de 40% no uso de oxitocina e de fórceps.

Vaginal Giving Birth GIF - Find & Share on GIPHY

Colaboração Alep