Adapar alerta sobre o Novo Coronavirus

De Redação | 29 de janeiro de 2020 | 16:07
Imagem: Adapar

Em dezembro de 2019, foram notificados casos humanos de pneumonia de causa desconhecida, na cidade de Wuhan, na China. Em 07 de janeiro de 2020, as autoridades da China identificaram um vírus denominado de Novo Coronavírus 2019 (2019-nCoV).

As informações levantadas até o momento, mostram alguma similaridade deste novo vírus com uma cepa encontrada em uma espécie de morcego, porém ainda são necessários mais estudos para esclarecimento da epidemiologia da doença.

A Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, está cooperando nas investigações sobre a origem da doença, por meio de uma rede de profissionais consultores e cientistas. O vírus já foi detectado em 19 países. Até o momento não foram notificados e confirmados casos da ocorrência do vírus em humanos ou animais no Brasil.

A detecção do 2019-nCoV em animais, atende os critérios do Código Sanitário de Animais Terrestres para doenças emergentes, portanto deve ser notificada imediatamente às autoridades veterinárias, no caso do Paraná, à Adapar, toda a detecção de 2019-nCoV em animais, com informações sobre espécie, teste (s) diagnóstico (s) utilizado (s) e demais informações epidemiológicas.

Fonte: Adapar