Alunos da rede estadual podem fazer cursos de tecnologia da informação

De Barbara Schiontek | 9 de março de 2021 | 17:22
Foto: SEED

Por meio do programa EduTech, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), disponibilizou aos alunos da rede estadual 150 mil vagas em cursos de programação. Podem participar os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental. As inscrições vão até sexta-feira, (12).

Para Adriano Krzyuy, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-Paraná), o setor de TI se torna, cada vez mais, estratégico. “É importante, portanto, que nós produzamos tecnologia, não ficando apenas como consumidores”, disse. Ele relata que o cenário é otimista para a oferta de vagas na área, uma vez que outros segmentos da economia têm muita demanda tecnológica.

“Os demais setores ficaram ainda mais dependentes da TI. Houve impacto no home office, delivery, varejo. O agronegócio e a indústria também continuam investindo fortemente em tecnologia. Ou seja, o setor de TI é fortemente demandado pelos demais. Então, há uma grande oferta de vagas para essa área”, afirmou Krzyuy.

Um estudo da International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria Ltda (IDC Brasil) estima que o segmento de TI deve crescer 11% em 2021 e que o mercado corporativo, que inclui software, hardware e serviços, terá um crescimento de 10%. A previsão faz parte do estudo IDC Predictions, que antecipa tendências do mercado.

Edutech

O programa, lançado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, tem 150 mil vagas abertas para cursos gratuitos de programação, games e animação, destinados aos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da Rede Estadual.

As aulas acontecerão remotamente, via Google Classroom, com um professor de programação como tutor de cada turma virtual. As atividades começam no dia 22 de março e vão até o fim do ano letivo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 12 de março, pelo site da Secretaria.

Colaboração AEN