Aplicativos da Prefeitura facilitam acesso da população

De Daniela Borsuk | 6 de janeiro de 2020 | 16:44
(Foto: Luiz Costa/ SMCS)

Desde 2017, a Prefeitura de Curitiba lançou cinco aplicativos para facilitar o acesso da população a informações e serviços públicos. Os apps já somam mais de 700 mil downloads e estão disponíveis para sistemas iOS e Android.

Entre os cinco pilares do Vale do Pinhão, que também compreendem educação empreendedora, reurbanização focada na economia criativa, incentivos fiscais e integração/articulação do ecossistema, está o incentivo à implantação de tecnologia (IOT) a serviço da população.

Para o coordenador de atendimento da central 156, Ozires de Oliveira, os aplicativos atendem um público mais jovem e com maior escolaridade que muitas vezes não usava os serviços anteriormente.

“Os apps encurtam o caminho. É bom para o cidadão, que ganha agilidade, e para a Prefeitura, que tem mais elementos à disposição para analisar informações e executar serviços”, aponta.

Curitiba 156

O aplicativo da central 156 é o mais acessado de Curitiba e tem uma média de 75% de aprovação dos usuários. Em oito meses de funcionamento, foram mais de 2 milhões de registros, entre solicitações de serviço e acesso a informações.

Nesse período a maior demanda atendida foi a de informações, como o horário e itinerário de ônibus e a consulta do saldo no cartão usuário. Já as 40.822 solicitações correspondem a serviços de coleta, iluminação pública, trânsito, pavimentação e outros.

Em novembro de 2019 o número de atendimentos pelo app representou quase 85% do total. As outras formas de assistência são o portal on-line, telefone e chat.

Saúde Já

Desde o seu lançamento, em março de 2017, o aplicativo Saúde Já contabiliza mais de 8 milhões de acessos e quase 1 milhão de agendamentos.

O app, que começou com o agendamento do primeiro atendimento em enfermagem, hoje disponibiliza outros serviços como agendamento do primeiro atendimento odontológico e carteira de vacinação virtual.

Em março de 2019, o Saúde Já passou a oferecer informações para gestantes e a função urgência, com indicação de locais de atendimento para urgências clínicas, odontológicas, violência sexual e orientações sobre como proceder em casos de acidente de trânsito.

Nota Curitibana

Desde março do ano passado, o Nota Curitibana também tem seu próprio aplicativo. Pelo smartphone, é possível se cadastrar no programa, participar de sorteios em dinheiro e solicitar o resgate de prêmios, além de indicar as entidades sociais a serem contempladas com a premiação. Os usuários também podem acompanhar o saldo de créditos e usá-lo no abatimento do IPTU. O aplicativo já foi baixado mais de 36 mil vezes.

Urbs Táxi

O mais novo app de Curitiba, lançado em novembro de 2019, é o Urbs Táxi. Mais de 3,8 mil taxistas cadastrados e licenciados pela Urbs passam a atender passageiros como em outros aplicativos privados de transporte. Com desconto de até 40% sobre o valor do taxímetro, o Urbs Táxi pretende inserir o taxista na competitividade com outros serviços como Uber e 99.

Curitiba App

O Curitiba App foi lançado em março de 2019 e congrega serviços e informações da Prefeitura em um único aplicativo, leve e com baixo consumo de internet. Por meio dele é possível acessar outros apps, como o Saúde Já e o 156 Curitiba, entre cerca de 600 funções. Já são mais de 25 mil downloads feitos.

Colaboração Prefeitura de Curitiba