Assembleia cria Frente Parlamentar do Coronavírus

De lucianpichetti | 26 de junho de 2020 | 17:12
(Foto: Dálie Felberg/Assembleia)
(Foto: Dálie Felberg/Assembleia)

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) criou a Frente Parlamentar do Coronavírus. Ela tem a finalidade de acompanhar as ações de resposta do poder público no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Além disso, a Frente vai articular e ouvir as demandas dos diversos setores da sociedade atingidos pelos efeitos da pandemia e discutir e propor novas medidas para reduzir o impacto da doença na saúde dos paranaenses.

Segundo o idealizador, deputado Michele Caputo (PSDB), a Frente também vai elaborar proposições legislativas que aprimorem a resposta do Governo do Estado à pandemia e encaminhar propostas e recomendações aos entes federais, estaduais e municipais, para que auxiliem na resposta ao enfrentamento da Covid-19.

O parlamentar explica que há uma série de questões que a Frente deve começar a discutir, entre elas o lockdown, a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), dos leitos, o afastamento dos profissionais e a dificuldade de repor equipamentos.

A Frente também poderá propor e firmar parceria entre a Assembleia Legislativa e representantes da sociedade científica para embasar novas estratégias; divulgar informações úteis que promovam a conscientização da população sobre as medidas preventivas e fluxo de atendimento de casos na rede pública; e auxiliar na elaboração de um plano de recuperação da economia.

Composição

Michele Caputo coordena a Frente Parlamentar do Coronavírus, que é composta ainda por outros 20 deputados: Do Carmo (PSL), Mabel Canto (PSC), Paulo Litro (PSDB), Delegado Jacovós (PL), Delegado Recalcatti (PSD), Alexandre Amaro (Republicanos), Goura (PDT), Maria Victoria (PP), Subtenente Everton (PSL), Homero Marchese (PROS), Luciana Rafagnin (PT), Reichembach (PSC), Delegado Francischini (PSL), Arilson Chiorato (PT), Tercilio Turini (CDN), Boca Aberta Junior (PROS), Soldado Fruet (PROS), Emerson Bacil (PSL), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Cristina Silvestri (CDN e Professor Lemos (PT).

Colaboração Alep