Aumenta número de mortos pelo coronavírus; pacientes brasileiros estão em observação

De | 12 de fevereiro de 2020 | 16:08
(Foto: Reprodução/Agência Brasil/China Daily)
(Foto: Reprodução/Agência Brasil/China Daily)

Subiu mais uma vez o número de mortes causadas pelo novo coronavírus, na China. Já são 1.113 vítimas, de acordo com boletim emidido pela Comissão Nacional de Saúde, nesta quarta-feira (12).

Somente nas últimas 24 horas, foram registrados dois mil novos casos em território Chinês e, de acordo com as autoridades de saúde de Pequim, no mesmo período foram registrados 97 óbitos por causa da doença.

Com os novos números, o total de casos confirmados chega a 44,6 mil. Outras 451 mil pessoas continuam sendo acompanhadas porque tiveram contato próximo com os infectados. Mais de 185 mil estão sob observação.

Coronavírus pelo mundo

Fora do território chinês, o coronavírus já ultrapassou a marca de 350 pessoas afetadas. Uma morte foi confirmada em Hong Kong e outra nas Filipinas. Macau também está em alerta, com nove casos. O balanço divulgado nesta terça mostra que mais de 20 países foram afeados pelo novo vírus.

A situação motivou a marcação de uma reunião de urgência de ministros de saúde dos países da União Europeia (UE) para esta quarta-feira (13), em Bruxelas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também enviou uma equipe de especialistas para a China, com o objetivo de acompanhar a evolução dos últimos casos.

No Brasil

O Brasil investiga pelo menos oito casos suspeitos do coronavírus – um dos mais recentes, no Paraná.

Um menino, de 7 anos, que esteve na China e voltou ao Brasil em janeiro passou por exames nesta semana, em Ponta Grossa. Amostras do material coletado foram enviadas à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para atestar se a criança está mesmo contaminada com o vírus. Ele está em observação e, de acordo com a Secretaria da Saúde do Paraná, todas as medidas indicadas pelo Ministério da Saúde estão sendo adotadas para evitar um possível contágio.