Ave é resgatada por guardas municipais no Parque dos Peladeiros

De lucianpichetti | 27 de julho de 2020 | 17:12
Foto: Divulgação

Um carcará com a asa machucada foi resgatado por guardas municipais que faziam patrulhamento pelo Parque dos Peladeiros, no bairro Cajuru, em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (27) .

Encontrada próxima de uma das churrasqueiras disponíveis no espaço, ao lado do ginásio de esportes, a ave de rapina estava se debatendo, o que chamou a atenção dos guardas. De acordo com eles, o carcará quase foi atacado por cães que estavam no local.

Depois de conseguirem se aproximar e atrair a ave, os guardas a entregaram para cuidados veterinários no Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS), órgão que funciona ao lado do Museu de História Natural Capão da Imbuia.

Carcará

Também conhecido como carancho, caracaraí (Ilha do Marajó), gavião-de-queimada e gavião-calçudo, o carcará é um parente distante dos falcões. É tanto visto sozinho como em bandos numerosos em redor de mamíferos e carcaças. Ele vive em campos abertos, cerrados, borda de matas e inclusive centros urbanos de grandes cidades.

Medindo cerca de 50 a 60 centímetros da cabeça a cauda e com cerca de 123 centímetros de envergadura, o peso médio do macho é de 834 g e o da fêmea de 953 g.