Black Friday: aplicativo ajuda a economizar e prevenir fraudes

De Daniela Borsuk | 26 de novembro de 2019 | 09:18
(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Com as ofertas da Black Friday, que acontece em todo o país nesta sexta-feira (29), é comum que alguns consumidores acabem esbarrando em propagandas enganosas e fraudes. Para ajudar a economizar e evitar prejuízos, os paranaenses podem usar o aplicativo Menor Preço, desenvolvido pelo Governo estadual em parceria com a Celepar e a Secretaria da Fazenda.

O aplicativo permite que o consumidor visualize um histórico anterior dos valores do produto, com a ilustração de um gráfico de segmento em que é possível medir os parâmetros de evolução e regressão em até 2 meses.

Assim, é possível saber se houve efetivamente redução no valor do produto a ser ofertado na Black Friday. O aplicativo é, portanto, um aliado para quem não quer cair em propaganda enganosa e também para economizar.

O Menor Preço faz parte do programa Nota Paraná, no qual participa o consumidor que coloca o número do CPF na nota fiscal. O usuário pode pesquisar o menor preço de um produto em mais de 100 mil estabelecimentos participantes do Nota Paraná.

As informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda. “Toda semana, mais de 10 milhões de preços são atualizados”, explica a coordenadora do programa pela Secretaria da Fazenda, a auditora fiscal Marta Gambini.

CPF na Nota

A diretora do Procon, Claudia Silvano, destaca as várias iniciativas do Governo do Estado que também podem ajudar os consumidores. “É importante fazer o cadastro no Nota Paraná, pedir a nota fiscal na hora da compra e o CPF na nota, pois, além dos inúmeros benefícios, como prêmios e possibilidade de trocar por serviços ou ter desconto no IPVA, o consumidor terá a nota arquivada por 14 meses no aplicativo para caso haja necessidade de fazer reclamação ou troca”, explica ela.

Claudia ressaltou que quanto maior o número de pedidos de CPF na nota, maior será o banco de dados com informações de preços no aplicativo Menor Preço. “Mais consumidores serão ajudados e beneficiados, e as vantagens se estendem ao próprio mercado, pois fomenta uma competitividade positiva”, conclui.

Depois de se inscrever no Nota Paraná, o consumidor informa o produto, por meio de sua descrição, pela marca ou pelo código de barras. O programa pesquisa o menor preço da própria cidade do usuário.

O Menor Preço também está disponível para dispositivos móveis nas plataformas Android e iOS. https://menorpreco.notaparana.pr.gov.br/about.

Colaboração AEN-PR