Caso Andrei: Vídeo mostra jornalista dando a ré em veículo para fugir da PM

De Redação | 31 de maio de 2019 | 08:58

Novas imagens de câmera de segurança mostram o momento em que o jornalista Andrei Gustavo Orsini Francisquini, morto em uma abordagem policial, tenta escapar da Polícia Militar (PM). A situação aconteceu no dia 12 de maio, na Praça da Espanha, em Curitiba, e o jornalista foi atingido por seis disparos.

Andrei, de 35 anos, dirigia um veículo modelo Chevrolet Corsa de cor branca. A gravação mostra a viatura da PM se aproximando do carro em que está o homem. Em seguida, o jornalista dá a ré bruscamente, bate contra outro veículo, que estava estacionado, e foge.

De acordo com a primeira nota da PM, divulgada no dia 13 de maio, a atitude de Andrei fez com que os policiais atirassem contra o pneu do veículo, com o intuito de pará-lo. “Já na rua Fernando Simas o veículo parou, a equipe tentou nova abordagem, mas ele não acatou e engatou marcha à ré e quase atropelou os policiais. Ele também bateu em um veículo gol que estava estacionado. A equipe policial atirou no pneu do carro na tentativa de pará-lo, mas ele continuou avançando contra os policiais, que atiraram novamente”, informou a nota.

A equipe, porém, aparece em outra imagem atirando contra o carro do jornalista antes mesmo de dar início à perseguição, ainda na Avenida Vicente Machado. O laudo do Instituto de Criminalística apontou que Andrei foi atingido por seis disparos. O jornalista tinha lesões no braço direito, nas costas, no ombro direito, na coxa esquerda e na parte direita do peito.

De acordo com a PM, uma pistola 9mm foi encontrada no colo do jornalista – o que foi confrontado por familiares.

A reportagem do Massa News entrou em contato com a PM e aguarda retorno.

Colaboração Lucas Rocha/Rede Massa