Consciência e Resistência Negra: sessão presta homenagens à personalidades paranaenses

De | 20 de novembro de 2019 | 11:26
(Foto: Câmara Municipal de Curitiba)

O Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), ficou lotado durante uma sessão de homenagens às personalidades negras, pretas e pardas do estado, na noite desta terça-feira (19). Artistas, jornalistas, empresários e cidadãos receberam honras por suas histórias de resistência e contribuições culturais. Entre eles está o repórter da Rede Massa, Douglas Bandeira.

O Brasil, considerado um país miscigenado, tem 64% da população reconhecida como negra, preta ou parda, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O país ainda é a segunda maior nação no mundo com mais pessoas negras, ficando atrás apenas da Nigéria.

Mesmo maioria na população, a violência e o preconceito continuam fazendo vítimas todos os dias. O último Atlas da Violência – estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – publicado em junho de 2019, afirmou que 75,5% das vítimas dos homicídios registrados no país são negras.

As consequências da violência contra os negros também são vistas na cultura, estampadas em rimas que são disparadas como críticas por vários rappers e MC’s que sentem isso na própria pele. Baco Exu do Blues, rapper nordestino, escreve na canção Bluesman: “Eles querem um preto com arma pra cima, num clipe na favela gritando cocaína”.

Há mais de quinze anos, em 2002, Mano Brown, ao lado dos Racionais Mc’s, falou sobre os dramas que os negros viviam na época, mas que ainda são atuais. “Negro Drama! Entre o sucesso e a lama. Desde o início por ouro e prata, olha quem morre e veja você quem mata. Recebe o mérito, a farda que pratica o mal, me ver pobre, preso ou morto já é cultural”, descreveu.

Diante desse cenário, o dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), é uma data escolhida para lembrar das lutas do passado e inspirar novas conquistas em buscas da equidade entre as raças. “É hora de ocupar o nosso espaço, de celebrar novas conquistas. Que a bagagem e o peso da discriminação deixem de ser o peso de qualquer tipo de magoa, ódio e disputa. Que seja a energia e combustível que nos inspira a ter sucesso e transformação na sociedade”, discursou o jornalista e vereador Herivelto Oliveira, que presidiu a sessão solene na CMC.

Resistência e existência

Antes de homenagear as personalidades, o vereador citou um trecho do sul-africano Nelson Mandela. “Não me julgue pelo meu sucesso, me julgue por quantas vezes eu caí e voltei. Independente das injustiças, jamais vamos desistir dos propósitos que nos movem”, declarou.

Ao todo, 31 pessoas receberam as honras da Câmara Municipal de Curitiba. Entre eles estão: Dulcineia Novaes , Douglas Bandeira, Jairo Nascimento, Eduardo Damião, Márcia e Marcelo dos Santos, Juliana de Oliveira , Karol Conká, Luciana dos Santos, Márcia dos Reis, Marcos Antônio da Silva, Marli Teixeira Leite, Mauro da Silva, Nivaldo dos Santos, Marcos Teixeira, Vera Lucia, Marli Teixeira, Luciana Tavares, Débora Caroline, Wilson Fabiano, Juliana Cidalia, Mauro Lúcio, André Luiz Nunes, Willzeli do Amaral, Maureen dos Reis, Wilson Adriano dos Santos, Jean Pierre Assumpção, Luiz Henrique de Oliveira, Roberto Pereira, Viviane da Graça Martins, Kelly Christina Martins, Carla Martins, Tatiane Hulla Martins, Dayane Martins e Christopher Costa Martins.

Nos discursos, os homenageados lembraram da importância de celebrar a Consciência Negra e da resistência do povo. O dia 20 de novembro também foi a data atribuída à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra a escravidão.

O repórter da Rede Massa, Douglas Bandeira, também se pronunciou durante a sessão e lembrou da trajetória dos negros no jornalismo paranaense e na construção do estado. “O Paraná não é só descendência europeia, de alemães e poloneses. O Paraná também é África! Como jornalistas, precisamos lembrar como o negro faz parte da nossa história. Não somos apenas escravidão, mas sim parte do desenvolvimento dessa terra em que pisamos”, discursou o jornalista.

Ao final, a sessão foi encerrada com uma salva de palmas fervorosa entre os homenageados, que, lado a lado, continuam lutando por espaço e igualdade. Para acompanhar como foi o evento, veja o vídeo abaixo: