Copel lança o projeto “Trocou, Economizou” para incentivar a troca de eletrodomésticos

De Barbara Schiontek | 10 de fevereiro de 2021 | 18:58
Foto: AEN

Nesta quarta-feira, (10) a Copel lançou o projeto “Trocou, Economizou”, em parceria com a rede varejista Colombo, vencedora da licitação promovida pelo Programa de Eficiência Energética (PEE). O objetivo da ação é incentivar a troca de eletrodomésticos que exigem grande esforço, pesando na conta de luz. Essa é uma maneira de diminuir os custos na hora de pagar a conta.

A primeira etapa começa com a possibilidade de troca para dois modelos de geladeiras de duas portas, a preços em média 45% menores. O desconto é um bônus custeado pela Copel, com a condição de entrega do equipamento antigo, a fim de retirar de circulação eletrodomésticos ineficientes no consumo de energia elétrica.

O projeto prevê ainda outras etapas, com a concessão de bônus na compra de geladeiras de uma e duas portas, congeladores e aparelhos de ar-condicionado, somando um total de 23 mil eletrodomésticos e 25 mil kits de lâmpadas para venda avulsa. Além disso, toda compra de eletrodoméstico deve ser acompanhada pela entrega de sete lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que serão trocadas por lâmpadas de led, mais eficientes e econômicas. Todo material recolhido será destinado ao descarte ambientalmente correto, em um processo de logística reversa que permite o aproveitamento dos resíduos.

De acordo com o presidente da Companhia, Daniel Slaviero, o projeto foca nos equipamentos de maior impacto potencial de economia. “Além do desconto no ato da compra do aparelho novo, o consumidor terá uma redução importante na sua conta de luz, já que os eletrodomésticos ligados à refrigeração são responsáveis por uma das maiores parcelas das contas residenciais e comerciais”, explica.

As informações detalhadas sobre o projeto “Trocou, Economizou” estão disponíveis aqui. A compra pode ser feita nas lojas da rede Colombo no Paraná, ou pelo televendas: 0800 644 4114. As entregas são feitas em até 90 dias após a compra.

Os equipamentos antigos deverão ser entregues no momento da chegada do produto novo adquirido, e cada participante poderá comprar apenas um produto, em até duas categorias disponíveis. O equipamento disponibilizado pelo cliente, no ato da troca, deve ser semelhante ao que está sendo comprado e ter ao menos cinco anos de uso. No caso do ar-condicionado, serão aceitos apenas equipamentos de janela, para troca pelo modelo split.

A ação é realizada pelo Programa de Eficiência Energética da empresa, que há 20 anos atua no combate ao desperdício de energia, por meio do financiamento para a renovação de equipamentos em prédios públicos, entidades beneficentes, comércio e indústrias, e também faz a promoção de atividades educativas para a população.

Colaboração AEN