Curitiba ganha novos ônibus: novos modelos terão pagamento com cartão de crédito e integração fora do terminal

De Patricia Zeni | 22 de janeiro de 2020 | 10:23
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Mais 20 novos ônibus passarão a atender passageiros do sistema de transporte coletivo de Curitiba. Os veículos têm tecnologia que possibilita mais segurança à população e marcam também o início da operação de novos equipamentos que atendem aos sistemas de bilhetagem e de gestão de frota.

Entre as novidades anunciadas nesta terça-feira (21) pelo prefeito Rafael Greca (DEM) e pelo presidente da Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) Ogeny Pedro Maia Neto – durante a entrega de 20 novos ônibus para a frota da capital, que aconteceu na Rua da Cidadania do Pinheirinho – estão a integração entre linhas de ônibus fora dos terminais, a integração temporal com o pagamento de uma única tarifa, o reconhecimento facial dos usuários do cartão transporte, além da possibilidade de pagar a tarifa com o celular, cartão de crédito ou débito, entre outras inovações.

O prefeito Rafael Greca destacou que a tecnologia chega para trazer mais praticidade para a população. “A inovação é aliada importante do nosso sistema de transporte e facilitará o cotidiano dos curitibanos, que poderão trocar de ônibus fora dos terminais e estações-tudo sem ter que pagar uma nova passagem”, ressaltou o prefeito ao citar a integração temporal.

Os novos modelos também oferecem acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência, o que, de acordo com prefeito, foi um dos principais critérios para compra dos novos veículos. “São novos ônibus com tecnologia embarcada e que oferecem acessibilidade para as pessoas de idade e também para pessoas com deficiência. Os veículos têm inclusive sinalização em Braille e sistema de comunicação verbal, por alto-falante, para orientar motoristas e passageiros”, disse Greca.

De acordo com o presidente da URBS, os novos equipamentos que já estão disponíveis nos novos coletivos, devem passar a equipar toda a frota. “Dentro de seis meses, todos os ônibus do sistema de transporte coletivo de Curitiba estarão prontos para oferecer as novas funcionalidades aos passageiros”, diz.

Novos modelos

Entre os novos ônibus, estão 14 veículos que possuem motor dianteiro e 12 metros de comprimento. A carroceria é Marcopolo, o chassi é o Mercedes Benz OF1721L e a motorização Euro V/Proconve P7. São da categoria intercambiável de cor laranja, irão operar em linhas convencionais e alimentadoras e tem a capacidade de transportar 87 passageiros. Para oferecer ainda mais segurança são equipados com 4 câmeras internas.

Os outros 6 novos ônibus também têm motor dianteiro, mas são de menor comprimento:  9,6 metros. A carroceria é Caio, o chassi é fabricado pela Mercedes Benz, modelo OF1519, e leva a motorização Euro V/Proconve P7. Igualmente é de categoria intercambiável de cor laranja, servirá as linhas convencionais e alimentadoras e pode transportar 65 passageiros. Entre os itens de segurança também estão as 4 câmeras internas.

Os veículos novos ainda possuem 2 espaços para cadeirantes, sistema de monitoramento por câmeras, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante, 20% de bancos destinados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e iluminação interna em LED.

“Os novos ônibus são do padrão do bem que nós desejamos para Curitiba”, completou o prefeito Rafael Greca.

Inovações

Com as inovações agora agregadas, o sistema de transporte coletivo do Curitiba passará a contar com:

  • Biometria facial, que faz o reconhecimento da face para evitar fraudes na utilização dos cartões de estudantes e de isentos, como idosos e portadores de necessidades especiais;
  • Integração entre linhas, que permitirá a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, sem a necessidade de estar em um terminal de integração;
  • Integração temporal, que possibilitará a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, mas desde que realizada dentro de um período determinado;
  • Interoperabilidade entre sistemas metropolitanos, que permitirá, no futuro, que usuários de outros sistemas metropolitanos possam utilizar apenas um cartão para o pagamento da tarifa;
  • Ampliação da tarifa diferenciada, hoje algumas linhas possuem tarifa diferenciada, mais barata, em determinados horários do dia, mas será possível ampliar o número de linhas com esse benefício, bem como criar tarifas mais baratas ou de valor diferenciado para determinados dias da semana e feriados, ou para determinados trechos percorridos e/ou destinos;
  • Venda de créditos por aplicativos, dará mais agilidade à utilização de aplicativos para celulares para a compra e recarga de créditos para o cartão transporte;
  • Pagamento da tarifa com o celular, por meio da aproximação do aparelho habilitado ao validador e com de créditos virtuais carregados no telefone;
  • Pagamento com cartões de débito e de crédito, será aceita a utilização de cartões bancários para o pagamento da tarifa, seja no débito ou no crédito;
  • Operação com cartões cipurse, que oferecem mais segurança, não havendo, entretanto, a necessidade da substituição imediata dos atuais cartões que estão em operação. Esses cartões estão sendo substituídos gradualmente desde 2008;
  • Gestão da frota, com a modernização de todo sistema e utilização de equipamentos mais avançados para um maior controle sobre o cumprimento dos horários.

Colaboração SMCS – Curitiba