Curitiba reduz o número de mortes violentas intencionais

De Daniela Borsuk | 1 de abril de 2020 | 13:51
(Foto: AEN)

Conforme dados divulgados na segunda-feira (30) pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Curitiba reduziu as ocorrências de mortes violentas intencionais (homicídios dolosos, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) em 2019, comparado com o ano anterior. A redução foi de 18,3% – 317 mortes violentas intencionais em 2018 para 259 no ano passado.

O número de homicídios dolosos no período caiu em 16,3% (de 293 em 2018 para 245 no ano passado – menos 48 casos).  Houve queda de 40% no número de latrocínios (de 15 casos para nove). Já o número de lesão corporal seguida de morte caiu 44,4% – de nove para cinco.

“A capital foi o município paranaense que teve a maior redução em números absolutos nos homicídios dolosos em 2019. Em diversos bairros não foi registrado nenhum caso, em outros, foi apenas um ou dois”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Sem homicídios

Dos 75 bairros de Curitiba, 32 deles (43%) não registraram homicídios durante o ano. Entre eles estão Ahú, Bacacheri, Batel, Boa Vista, Cristo Rei, Guabirotuba, Jardim Botânico, Jardim das Américas, São Lourenço, Seminário, Vista Alegre.

Menor índice

Curitiba acompanhou a redução de todo o Paraná, que em 2019 teve o menor índice de homicídios dolosos desde que os números estatísticos começaram a ser divulgados, em 2007. Curitiba também teve o menor número de homicídios dolosos dos últimos 13 anos.

“Analisamos constantemente todas as áreas onde mais ocorrem os crimes  e com essas informações conseguimos reforçar o policiamento, agir de forma preventiva e ostensiva e, assim, evitar novas ocorrências”,  completou o secretário Marinho.

Trabalho conjunto 

O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, ressalta que a redução se deve também ao trabalho conjunto das forças de segurança, incluindo o alto número de elucidação de casos na capital.

“Um dos fatores mais importantes para a redução no número de crimes é a capacidade de solucioná-los. Em 2019, a PCPR esclareceu 61% dos homicídios ocorridos naquele ano em Curitiba”, explicou. “Investigações bem conduzidas, corroboradas pela qualidade das provas técnicas, resultam em autores presos e condenados. Isso evita que venham a matar outras pessoas nas ruas”, afirmou o delegado-geral. “Além disso, outras pessoas evitam cometer crimes, pois sabem que serão descobertas e presas”.

Presença

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, a corporação colabora com a redução de mortes violentas com a presença ostensiva massiva em todas as regiões da cidade. “No esforço conjugado com a Guarda Municipal, bem como com as operações de inteligência, em que localizamos, identificamos e, com a ajuda do Poder Judiciário, conseguimos prender os autores de homicídios”, afirmou.

Bairros

Dentre os bairros da capital paranaense que tiveram maior diminuição em homicídios dolosos está Cidade Industrial de Curitiba, com -55% (de 56 mortes para 25), Sítio Cercado, com 17,8% (28 para 23), Tatuquara, com 26% (23 para 17) e Boqueirão com 18% (11 para 9).

Paraná

O Paraná teve 175 homicídios dolosos a menos de janeiro a dezembro do ano passado, em comparação com o mesmo período do ano anterior (em 2019 foram 1.780 homicídios, contra 1.955 no ano anterior). A redução em todo o Estado foi de 9%. 

Colaboração AEN