Defesa Civil atualiza número de atingidos por temporal

De Redação | 31 de maio de 2019 | 07:45

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná divulgou na manhã desta sexta-feira (31) um novo boletim com os dados atualizados dos atendimentos a pessoas afetadas pelo temporal que atingiu grande parte do Estado na quinta-feira (30).

Conforme o novo boletim, atualizado às 8h40, o número de pessoas atingidas subiu para 19.707. A quantidade de casas danificadas chegou a 3.766. Cinquenta e duas pessoas ficaram desalojadas e deste total, 28 permanecem sem abrigo.

Os municípios atingidos pelo vendaval, chuva forte e granizo foram: Curitiba, Antonina, Araucária, Rio Branco do Sul, Colombo, Contenda, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais, todos na região metropolitana da capital, além de Guarapuava e de União da Vitória.

O Simepar informou que Curitiba registrou 11 milímetros de chuva em 15 minutos e rajadas de 79 km/h; em Guarapuava foram 30 mm durante 15 minutos; Ponta Grossa registrou 28 mm de chuva em 45 minutos e rajadas de 64 km/h.

Nas cidades vizinhas à capital paranaense, o município mais atingido foi Rio Branco do Sul, onde a forte queda de granizo danificou 500 residências, afetando 2 mil pessoas. Em Pinhais, 400 residências sofreram danos, afetando 1.600 pessoas.

Chuva continua

O tempo continua chuvoso no Paraná. De acordo com o Simepar, o acumulado de instabilidade nesta sexta-feira pode chegar aos 58,8 milímetros e existe possibilidade de temporais para Curitiba, Região Metropolitana e a metade Sul do Paraná.

Energia

A Copel registrou que foram afetadas alternadamente 90.449 unidades consumidoras de energia no Paraná. As regiões mais atingidas em Curitiba foram os bairros Portão, Fazendinha, Santa Quitéria, Novo Mundo, Bom Retiro, Cabral, Boa Vista, Hauer, Batel e Centro.

Na região metropolitana, a situação é a seguinte: São José dos Pinhais: 329 unidades sem energia, Piraquara: 1.732 unidades sem energia, Quatro Barras: apenas cinco unidades consumidoras sem energia.

Colaboração Defesa Civil