Descarte as embalagens de delivery de forma correta

De Barbara Schiontek | 29 de março de 2021 | 10:38
Foto: Luiz Costa/SMCS (Arquivo)

Com as medidas de isolamento, adotadas por conta da pandemia do coronavírus, o uso das embalagens descartáveis de refeições entregues em casa aumentou. Uma dúvida que pode surgir é como fazer o descarte correto desse material.

“É sempre importante separar os resíduos em casa”, lembra o diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Edelcio Marques dos Reis. “Sempre devemos pensar em reduzir ao máximo os nossos rejeitos. A reutilização e a reciclagem devem ser nossas prioridades”, completa.

Quando se trata de embalagens de comida, alguns cuidados facilitam a separação e o aproveitamento desses materiais nos barracões do Ecocidadão, programa que envolve associações de catadores de material reciclável. “Além de uma solução ambiental, esse reciclável representa renda para essas pessoas”, explica Reis. 

Confira as orientações para fazer um descarte correto das embalagens de delivery:

Caixa de pizza
Pode ser reciclada, até mesmo a parte engordurada. Esse tipo de “sujeira” não prejudica o processo de triagem e compactação. O importante é evitar que restos da pizza fiquem junto com o material, porque os alimentos vão contaminar a caixa e atrair vetores durante o armazenamento. O mesmo vale para outros tipos de caixas de papelão. 

Caixa e sacola de plástico
Pode ser reciclada. Depois de retirar todo o resíduo de alimento do recipiente plástico, ele pode ser destinada ao lixo reciclável. 

Embalagem de isopor
Pode ser reciclada. Assim como acontece com o plástico, é necessário retirar todo o resíduo das embalagens de isopor. Também é importante fazer o descarte quando a embalagem estiver limpa e seca.

Marmita de alumínio
Pode ser reciclada. É preciso manter o cuidado de retirar bem os resíduos de alimentos para destinar o material para a reciclagem.  

Talher descartável
Pode ser reciclado. Lembrando que esse produto pode ser reutilizado.

Guardanapo e papel toalha
Podem ser reciclados, desde que estejam limpos. Se forem usados apenas para secar água, por exemplo, assim que evaporar a umidade, podem ser destinados à reciclagem. Se estiverem com gordura ou outros tipos de sujeira, devem ir para o lixo comum. 

Colaboração Prefeitura de Curitiba