Em Cascavel, Ipem-PR reprova amostras de camarão congelado

De Barbara Schiontek | 11 de março de 2021 | 18:45
Amostras de camarão rosa descascado e congelado foram reprovadas em exame pericial realizado no Laboratório de Pré-medidos ou Pré-embalados da Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, em Cascavel, no dia primeiro de março. - Foto: Divulgação IPEM

No início do mês, amostras de camarão-rosa descascado e congelado foram reprovadas em exame pericial, feito no Laboratório de Pré-Medidos ou Pré-Embalados da Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, em Cascavel. Foram coletadas 13 amostras do produto, que era revendido no comércio local.

Segundo o gerente da Regional de Cascavel, Francisco Irandyakist Bessa, o camarão deveria apresentar 500 gramas de produtos efetivos. Contudo, durante a análise no laboratório, no critério individual, foram encontradas duas unidades com conteúdo abaixo do tolerado. Uma delas tinha 457,1 g, bem abaixo do aceitável, segundo a norma do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A análise também levou em consideração o critério da média, onde o mínimo aceitável seria de 492,3 g, mas nesse lote coletado a média encontrada foi de 485,8 g, uma defasagem que prejudica o consumidor. Devido a esses fatores, o lote foi reprovado.

O presidente do Ipem-PR, Rogério Moletta Nascimento, explicou que durante essa época que antecede a Páscoa os pescados são mais consumidos, e é muito comum encontrar nos supermercados o produto congelado.

Esses pescados recebem o nome de “glaciados”, pois possuem uma cobertura de gelo para proteger o produto.

“Os laboratórios do Ipem-PR mantêm as equipes atentas para a fiscalização desses ingredientes para que o consumidor não seja lesado, levando para casa uma quantidade de produto menor do que a indicada na embalagem. A metodologia utilizada nos laboratórios está baseada em normas do Inmetro, que são rigorosamente seguidas em nossos Laboratórios de Pré-Medidos”, disse o presidente Rogério Moletta.

Metodologia

A perícia dos produtos glaciados segue as normas do Inmetro, contidas na Portaria nº 38/2010, e também da Norma Interna Técnica – NIT nº 021/2020, que estabelecem critérios de análise.

No laboratório, os técnicos utilizam um conjunto de peneira com cada unidade ou pacote do produto coletado. Quando colocado na peneira, o conteúdo é submergido durante, aproximadamente, 20 segundos, com água na temperatura de 20ºC. Depois é retirado e deixado para escorrer no conjunto de peneira. Por fim, o técnico pesa o produto, vendo o peso real.

Colaboração AEN