Em Curitiba, sobrevivente da gripe espanhola recebe vacina contra a covid-19

De Barbara Schiontek | 10 de fevereiro de 2021 | 17:45
Foto: Hully Paiva/SMCS

Nesta quarta-feira, (10) aos 108 anos, Anna Ribas de Andrade adicionou mais uma vitória na vida: ela tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19. Mas essa não é a primeira pandemia que ela enfrenta. Anna sobreviveu a uma das pragas mais letais que o mundo conheceu: a gripe espanhola que, em 1918, causou entre 20 e 50 milhões de mortes.

Para esse momento tão especial, a família acompanhou Anna até o drive-thru, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Boqueirão. A idosa mora no bairro Guabirotuba.

“Ela conta que perdeu um primo e um tio na gripe espanhola, quando moravam em Fernandes Pinheiro (interior do Paraná) e que o que estamos vivendo agora é algo muito parecido”, conta Adelina de Andrade Barros, sobrinha da dona Anna.

Adelina relata que devido ao avanço da idade, Anna não distingue muito bem as duas pandemias. “Ela acha que está tomando a vacina da gripe espanhola, mas sabe que é importante e é para ao bem dela e de todos.”

Fora dos veículos, a emoção também tomou conta da equipe da Secretaria Municipal da Saúde responsável pela vacinação.

“É muito bom fazer parte dessa história e, depois de tanta dor, ver as pessoas chorando de alegria de poder vacinar alguém como a dona Anna é de arrepiar”, fala o vacinador Carlos Alberto da Cruz.

As vacinas aplicadas nos idosos são CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan.

Colaboração Prefeitura de Curitiba