Em Foz do Iguaçu, barreiras sanitárias reconduziram mais de 800 pessoas ao Paraguai

De Barbara Schiontek | 24 de março de 2021 | 16:50
Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Desde o dia 3 de março, barreiras sanitárias foram montadas em Foz do Iguaçu. Nesse período, a Guarda Municipal (GM) da cidade abordou 4.564 veículos em blitzes, montadas próximas a região da Ponte da Amizade, para controlar a entrada de automóveis com placas estrangeiras no município. Desse total, 654 veículos e cerca de 850 pessoas, foram reconduzidas ao Paraguai por não apresentarem o teste RT-PCR negativo.

A ação faz parte do cumprimento do decreto municipal, que contém restrições para reduzir a transmissão do coronavírus. A medida foi adotada com o objetivo de diminuir a chegada de estrangeiros transportados ilegalmente aos hospital da cidade e reduzir a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que, no momento, está em 98,4%.

A instalação das barreiras ocorreram em locais estratégicos, em que há maior registro de ocorrências. O secretário de Segurança Pública, Reginaldo Silva, considera o trabalho de fiscalização nesses locais essencial, para que protocolos de segurança em Foz do Iguaçu sejam respeitados. 

“Montamos uma ação integrada pelas forças de segurança e as equipes de fiscalização para garantir que os hospitais da cidade não sofram esse impacto causado pelo transporte ilegal. Com essa ação, também facilitamos o controle de quem vem buscar o atendimento da forma correta, mas agora regulado pelo Samu, que também nos dá esse suporte”, disse Silva. 

As equipes da GM também contribuem com a Divisão de Fiscalização da Secretaria da Fazenda, em vistorias a residências e estabelecimentos que descumprem as normas vigentes em decreto.

Colaboração Prefeitura de Foz do Iguaçu